A Força Aérea Brasileira (FAB) postou fotos do KC-390 Millennium que está no estado do Alasca, EUA, fazendo testes de frio extremo, Cold Soak, a aeronave chegou na cidade de Fairbanks (AK), no dia 8 de fevereiro.
O KC-390 em questão fez a seguinte rota: Anápolis (GO), Boa Vista (RO), Jacksonville (FL), Moses Lakes (WA) e por fim Fairbanks (AK).
Entre que a etapa de Moses Kaes até Fairbanks teve uma duração de 6h28min, o que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado.
A missão foi coordenada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e teve a participação do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), integrantes da Embraer e do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, esquadrão da aeronave.
Para o Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. “A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.
Em Fairbanks, o KC-390 foi submetido a temperaturas de de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após esse tempo de exposição diversos cheques foram feitos na aeronave tendo como objetivo verificar a funcionalidade de alguns equipamentos, como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.
“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.
Hoje a FAB conta com quatro unidades do KC-390 que são operadas a partir da ALA-2, em Anápolis-GO. A previsão é que a FAB receba 28 exemplares que aos poucos irão substituir os C-130/KC-130 Hércules.
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Fonte de apoio: FAB/ Edição: Aeroflap
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