FAB Aviação de Busca e Salvamento
Foto: Força Aérea Brasileira

Foi realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na última segunda-feira, dia 04/07, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; do Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto; dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, a tropa foi formada pelo PARASAR – Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS); pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) – Esquadrão Pelicano; e por Esquadrões representantes da Aviação de Busca e Salvamento. 

Foi cantado, ainda, por todos os presentes o “Hino SAR” e realizada a entrega da “Menção Homem SAR” ao Suboficial Especialista em Material Bélico Ronaldo Edson de Brito pelo Tenente-Brigadeiro Fiorentini e pelo Comandante do 2º/10º GAV, Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli.

A Menção Destaque Operacional do COMPREP também foi entregue na solenidade, na categoria destaque operacional prata, ao Capitão Marcos Sant’ana da Silva Junior e ao Sargento André Ricardo Palma. A entrega foi realizada pelo Tenente-Brigadeiro Almeida e pelo Brigadeiro Rossetto.

Foto: Força Aérea Brasileira

Na sequência, foi realizada a leitura da Ordem do Dia pelo Comandante de Preparo, momento em que foi relembrada toda a trajetória histórica da Aviação de Busca e Salvamento, destacando a excelência e vibração no cumprimento de sua sagrada missão.

Por fim, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini, em suas palavras, demonstrou orgulho em pertencer à esta Aviação, ressaltando a importância da sinergia de todos os elos do Sistema de Busca e Salvamento e finalizou com a mensagem de congratulações pelo dia em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande, com destaque para o sobrevoo das aeronaves SC-105 e H-60L.

 

 

Via: Força Aérea Brasileira (FAB)