Foto - FAB/Sargento Johnson Barros

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram as atividades promovidas pelo Museu Aeroespacial (Musal), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), nos dias 21 e 22 de julho. As atrações fazem parte das comemorações alusivas aos 145 anos do nascimento de Santos-Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O evento contou com exposição da réplica em tamanho real do avião 14-Bis. Projetado por Santos-Dumont, este foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Outras aeronaves do acervo do Musal também ficaram expostas, dentre elas o P-47 Thunderbolt, avião utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Na programação ainda teve salto de paraquedistas da aeronave C-130 Hercules, exibição de filmes históricos sobre Santos-Dumont, apresentação de aeromodelos, acrobacias aéreas da Esquadrilha Céu e Corrida Santos-Dumont, sob a coordenação da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Foto – FAB/Sargento Johnson Barros

A aeronave H-36 Caracal da FAB também fez demonstrações aéreas. 

O Vice-Diretor do Musal, Coronel da Reserva Luiz Fernando da Costa, falou da organização do evento. “Este é um dia muito especial, pois celebramos o nascimento do Santos-Dumont. Para promover esta celebração, aliamos atividades para entreter toda a sociedade”, ressaltou.

A comemoração contou com parcerias de outras instituições, civis e militares, como a Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de vacinas contra a Febre Amarela e a gripe H1N1, além da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros do Rio Janeiro.