O T-27 1383 do 1º EIA no PAMA-LS ostentado as novas cores. Foto via redes sociais.

Na tarde desta sexta-feira (03) surgiram nas redes sociais as primeiras imagens de um Embraer T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira ostentando o novo padrão de pintura. A aeronave foi registrada em um hangar do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, organização da FAB responsável pela manutenção nível parque dos Tucanos. 

Nas imagens, é possível ver o T-27 de matrícula 1383 do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), o Esquadrão Cometa, da Academia da Força Aérea (AFA). A unidade emprega os Tucanos na instrução avançada dos cadetes aviadores do 4º ano da AFA, última etapa da instrução aérea antes da formatura dos futuros oficiais. 

Foto via redes sociais.

Em agosto, a FAB informou que os turboélices de treinamento receberiam o novo esquema de pintura. Segundo a Força Aérea, as novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização dos Tucanos, cujo primeiro protótipo atualizado, o T-27M 1446, fez seu primeiro voo em outubro de 2020. O segundo protótipo, o T-27 1426, voou em abril deste ano. A escolha da nova pintura também contou com a participação dos cadetes da AFA. 

Cockpit do T-27 modernizado. Foto: FAB/Divulgação.

No total, 42 aeronaves serão modernizadas no PAMA-LS até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas não existentes à  época da adoção desses Materiais ou Sistemas.

Proposta da nova pintura para o T-27M, como será designado o Tucano Modernizado. Imagem: FAB/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA