FAB transporta cilindros de oxigênio para São Gabriel da Cachoeira (AM)

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste domingo (31), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, transportou 55 cilindros de oxigênio de Manaus (AM) para São Gabriel da Cachoeira (AM). 

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2803 decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 7h  (horário de Brasília) e pousou em São Gabriel da Cachoeira às 9h10. Os cilindros de oxigênio serão empregados no município amazonense para atendimento à população local, no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante do C-105, Capitão Aviador Diogo Francisco de Albuquerque, disse que esses 55 cilindros são de grande importância para as atividades nos hospitais de São Gabriel da Cachoeira.

“Sinto-me honrando em poder contribuir com o tratamento desses pacientes que necessitam do oxigênio, podendo levar ajuda às cidades do norte do Brasil”, enfatizou.

O loadmaster (do inglês – mestre de carga) do C-105 que executou a missão, Sargento Jorge Willian da Silva Braz, afirmou que é uma satisfação fazer parte do Esquadrão Arara, que é de suma importância no apoio logístico Amazônico.


“Vamos transportar esses cilindros de oxigênio em apoio à Operação COVID-19, atendendo à sociedade. Tenho muito orgulho de contribuir, em mais uma missão, levando ajuda a quem necessita”, declarou.

 

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA