Advertisement

FAB transporta EPIs de Canoas (RS) para Brasília (DF)

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (29/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-98 Grand Caravan, pertencente ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou 2300 máscaras do tipo face shield, doadas por cooperativas de empresas.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2743 decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS), às 9 horas (horário de Brasília), e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF) às 15h40. Os equipamentos serão distribuídos para a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (GO), que receberá 300 protetores; para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Anápolis que receberão 500 protetores cada um; e para a Polícia Civil do Distrito Federal, que  receberá mil protetores.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Anderson de Freitas Goulart, destaca a satisfação em atuar nesta missão. “Para o Esquadrão Pégaso é uma satisfação participar das ações de combate ao vírus, através do cumprimento da nossa missão de Transporte Aéreo Logístico”, disse.

Para o mecânico do C-98, Sargento Anselmo Vicente Sabah Drumont, “é um orgulho participar dessa missão pela Força Aérea Brasileira, transportando equipamentos que vão auxiliar no combate à COVID-19”, finaliza.

 

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

Fonte: Força Aérea Brasileira 

Fotos: Tenente Goulart/5º ETA, Tenente Daniela/Ala 3 e Capitão Silva/Ala 1

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.