Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram empregadas em diversas missões em apoio à Operação Amapá, designada pelo Ministério da Defesa e coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, para reduzir os impactos da falta de energia elétrica. No período entre os dias 6 e 9 de novembro, foram transportadas mais de 52 toneladas de carga e equipamentos, como purificadores, geradores de energia, gêneros alimentícios, água potável, dentre outros materiais.

Somente nesta segunda-feira (9), o KC-390 Millennium FAB 2854, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, e o C-130 Hércules FAB 2477, operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, decolaram, da Ala 9, em Belém (PA), para Macapá (AP), com cerca de 15,5 toneladas de alimentos não perecíveis e água potável.

Antes das aeronaves realizarem o transporte do material, 25 militares do Grupo Logístico da Ala 9 organizaram a carga. “Assim que recebemos a informação de preparar os gêneros alimentícios e a água para a missão de apoio ao estado do Amapá, toda a equipe se mobilizou”, disse o Tenente Rafael Neves de Vasconcelos.

O Comandante do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, falou sobre a importância da cooperação. “Saber que este vetor tem atendido à sociedade com a pronta-resposta necessária nos enche de orgulho”, disse.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Soldado SAD Ferreira/Ala 9 e DTCEA-MQ

DEIXE UMA RESPOSTA