FAB transporta militares e medicamentos para Porto Velho (RO)

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), nesta sexta-feira (17/04), às 7h35 (horário de Brasília), transportando militares que farão a descontaminação do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO). O avião do Esquadrão Arara (1º/9º GAV) também transportou suprimentos de saúde, totalizando, aproximadamente, 1,9 toneladas de carga. O pouso na capital rondoniense ocorreu às 9h45.

A missão de descontaminação será realizada pela equipe de Defesa Química, Biológica Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Marinha do Brasil (MB). A ação consiste na desinfecção de locais públicos, atendendo à Operação COVID-19. A intenção é evitar a propagação do vírus em áreas com grande circulação, por meio da higienização de espaços com maior fluxo de pessoas, reforçando as ações de prevenção.

O Piloto do Esquadrão Arara, Tenente Aviador Lucas Luiz de Ávila, destacou a atuação durante o enfrentamento ao novo Coronavírus. “Realizamos missões de Transporte Aéreo Logístico em toda região Norte, apoiando o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil. Na Operação COVID-19, que tem relevância nacional, é importante operarmos de maneira conjunta no enfrentamento dessa pandemia”, disse.

Operação COVID-19

Esta missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. O Transporte Aéreo Logístico é uma das muitas ações realizadas pelo Ministério da Defesa no contexto da Operação COVID-19. Militares das Forças Armadas também estão envolvidos em campanhas de conscientização, vacinação e descontaminação.

Ainda atuam apoiando órgãos de saúde com a montagem de postos de triagem; fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos; confecção e distribuição de máscaras; além de inspeções navais em todo o território nacional.

Fonte: Força Aérea Brasileira


DEIXE UMA RESPOSTA