Foto -Lockheed/Divulgação

Durante o Paris Air Show 2017, que está ocorrendo nesta semana, um acordo entre a fabricante Lockheed Martin e a indiana TATA Advanced Systems foi assinado nessa segunda-feira (19/06). O acordo visa a parceria para a construção na Índia do caça F-16 Block 70, uma das últimas versões do famoso Falcon.

A iniciativa da parceria sem dúvidas irá reforçar a mão de obra no setor aeronáutico no país, além de proporcionar que mentes indianas trabalhem na produção do F-16.

Outro ponto chave do acordo é a proximidade maior entre as duas empresas bem como entre as duas nações. Em acordos assinados em anos anteriores já foi possível a construção no país asiático do Lockheed Martin C-130 Hércules e dos helicópteros S-92, esse último a Índia oferece vários componentes do helicóptero e os norte-americanos a formação necessária para os integrantes da Força Aérea Indiana, o que é muito enriquecedor pois a Índia já é um país que se destaca por ter bons índices nas melhores universidades do mundo.

A TATA também está no cenário da aviação civil, a empresa indiana detém cerca de 51% da empresa aérea regional Vistara, que opera aeronaves Airbus A320 e no mês passado recebeu o primeiro A320neo. A empresa começou as operações em 2015, expande cada vez mais no setor. Outra divisão, a TATA Motors, se destaca na fabricação de carros no continente asiático.