Falha no indicador de combustível levou ao pouso monomotor do A319 da Air France em 2014

Airbus A320 Air France

Investigadores franceses revelaram que um Airbus A319 da Air France foi forçado a fazer um pouso monomotor em Paris-Charles de Gaulle, depois que uma falha não detectada do indicador de combustível resultou em demais problemas.

A autoridade de investigação BEA – que analisou o evento de 12 de março de 2014 – diz que os pilotos que operam uma série de serviços de Marselha-Nantes realizam uma verificação de discrepância de rotina no uso teórico e real de combustível e descobriram que a diferença era de apenas 20 kg, visualmente para os pilotos.

Mas a BEA diz que a aeronave estava passando por falhas intermitentes no indicador de quantidade de combustível, e que a diferença real era 880 kg.

A análise dos documentos de reabastecimento e das entradas do registro técnico da aeronave (F-GRHT) revelou vários erros de cálculo das tripulações – às vezes até 1 tonelada – o que, segundo a BEA, sugere que as verificações dos cálculos pelo primeiro oficial “não foram realizadas sistematicamente”. .

Isso poderia explicar, diz ele, o motivo a falha do indicador não foi identificada e resolvida anteriormente.

Foto AirfranceKlm

Quando uma tripulação subseqüente preparou o A319 para um voo de Marselha-Paris, o jato indicou 3.780 kg de combustível a bordo, e os pilotos optaram por colocar mais 1.200 kg de combustível para elevar o total a cerca de 5.000 kg.

A BEA descobriu, no entanto, que o combustível real a bordo quando os motores foram acionados era de cerca de 3.800 kg e que o indicador de combustível estava superestimando a quantidade em 1.270 kg.

Apenas 15 minutos após a decolagem, um alerta automático soou para um baixo nível de combustível no tanque da asa esquerda. Após uma verificação, a tripulação acreditou que se tratava de um alarme incômodo ligado a uma falha conhecida da sonda no tanque externo esquerdo.

Porém, durante a descida de 8.000 pés, quase 1 hora de voo, a tripulação foi alertada sobre uma queda de pressão em duas bombas de combustível no motor esquerdo.

Foto AirfranceKlm

Isso se deteriorou, alguns minutos depois, em uma falha do motor. A tripulação declarou uma emergência e aterrissou apenas com o motor da asa direita.

O pessoal de manutenção descobriu que o tanque esquerdo estava vazio e apenas 1.100 kg de combustível – equivalente a 150 kg acima da reserva final – permaneceu no tanque direito.

A inspeção mostrou que os motores esquerdo e direito queimaram, respectivamente, 1.272 kg e 1.525 kg de combustível, confirmando que a indicação de quantidade de combustível de 5.080 kg após a elevação em Marselha era uma superestimação substancial.

 

Fonte: Flight Global

Sair da versão mobile