Advertisement

Falta de motores é o mais novo problema do F-35

F135 F-35 motor Holanda

Os motores Pratt & Whitney F135 são a mais nova fonte dos aparentemente intermináveis problemas do caça de quinta geração Lockheed Martin F-35 Lightning II. Segundo uma fonte do site Defense News, poderá levar meses até que os novos problemas sejam sanados.

O Escritório Conjunto do Programa F-35 afirmou que os motores tem dois grandes problemas, sendo o primeiro no Centro de Manutenção Pesada do F135 na Base Aérea de Tinker (Oklahoma), que não está conseguindo realizar os trabalhos nos motores na velocidade que fora planejada anteriormente. 

Já o segundo é que os técnicos estão descobrindo “desgaste prematuro dos revestimentos das pás do rotor” do motor, em um alguns módulos de potência do motor, criando mais trabalhos de reparo e contribuindo para o acúmulo de motores no Centro.

Motor F-135 na bancada de testes da Pratt & Whitney. Foto: Pratt & Whitney

De acordo com o escritório do programa F-35, o Departamento de Defesa percebeu pela primeira vez sinais do problema de falta de motor no início de 2020.

No final do verão, o departamento recebeu uma atualização que deixou claro que o Centro de revisão do F135 não seria capaz de processar 60 módulos de potência do motor por ano, como era esperado, disse a fonte de defesa. 

Uma série de fatores contribuiu para a desaceleração dos trabalhos, incluindo “um aumento no escopo de trabalho que eles estavam vendo enquanto desmontavam o motor, a indisponibilidade de dados técnicos, parte do tempo de espera por suporte de engenharia, a falta de equipamento de suporte disponível e … proficiência da força de trabalho do centro”.

Motores F135 na linha de produção. Foto: Pratt & Whitney.

O escritório do programa F-35 já contratou a Pratt & Whitney para fornecer suporte adicional de reparo do módulo de energia e está trabalhando com o contratante para obter mais treinamento, equipamento de suporte e dados técnicos.

Para mitigar com o acúmulo de manutenção, a Força Aérea dos EUA (USAF) irá adicionair um segundo turno de trabalho no Centro de Manutenção Pesada do F135, o que deverá se concretizar em junho. 

Em janeiro, Ellen Lord, então a principal autoridade de aquisições do Departamento de Defesa, disse a repórteres que os problemas no motor eram um dos principais causadores das baixas taxas de disponibilidade e capacidade de missão do F-35, que ficaram em 69% no mês passado.

F-35 Lightning II. Foto: USAF.

Ainda no mês passado um relatório revelou que o F-35 segue em operação com mais de 870 falhas não resolvidas

Apesar dos problemas, o caça vem sendo adquirido em grandes quantidades. O último cliente do F-35 foram os Emirados Árabes, todavia, o acordo que previa a aquisição de 50 caças está sendo revisado pelo presidente Joe Biden.  Até agora mais de 600 unidades do polêmico caça já foram produzidas. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: F-35, Motores, Pratt & Whitney, Quinta Geração, usaexport