Esquadrilha da Fumaça na edição de 2016 da FIDAE, em frente ao novíssimo A350 da Airbus. Foto – Airbus

A Esquadrilha da Fumaça, o famoso esquadrão EDA da Força Aérea Brasileira, já está deslocando as 7 aeronaves de apresentação, e mais uma reserva, para Santiago (Chile), onde ocorrerá nesta semana a FIDAE 2018.

Além dos aviões de demonstração, a equipe também está contando com um C-105, para deslocar equipamentos e a equipe de manutenção dos aviões.

No total essa turnê de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça abrange 5 apresentações na Feria Internacional del Aire y del Espacio – FIDAE. Vale lembrar que o Esquadrão já se apresentou em duas cidades do Rio Grande do Sul, antes de seguir para o Chile.

Agora a Esquadrilha precisou fazer duas pausas na Argentina durante o caminho, para reabastecimento e descanso dos pilotos. As aeronaves receberam tanques externos para conseguir atravessar o trecho de Mendonza até Santiago, passando pela Cordilheira dos Andes.

A equipe participante da Esquadrilha da Fumaça é composta por dez pilotos, um oficial de manutenção de aeronaves, dois de Comunicação Social, um médico, além de três civis da área de produção de imagens.

Na volta a Esquadrilha ainda se apresentará em duas cidades da Argentina e uma do Uruguai, de acordo com a programação abaixo:

1) Quarta-feira, 11 de abril

Córdoba – Argentina

2) Sábado, 14 de abril

Buenos Aires – Argentina

3) Domingo, 15 de abril

Montevidéu – Uruguai

 

EDA na FIDAE

A FIDAE acontecerá entre os dias 3 e 8 de abril na cidade de Santiago, no Chile. Desde 1984, a Esquadrilha da Fumaça participa da FIDAE, totalizando 15 vezes. Ao todo, a Esquadrilha já se apresentou 93 vezes na feira. O evento, que chegou a sua 20ª edição neste ano, movimenta, além da aviação, negócios envolvendo defesa, segurança e espaço.