Helicópteros T129B da Gendarmaria Turca.

O Secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, confirmou a aquisição de seis helicópteros de ataque TAI T129B ATAK de origem turca, em um comunicado à Philippine News Agency. Cerca de US$ 286,6 milhões (13.8 bilhões de pesos filipinos) serão investidos nos equipamentos. 

O helicóptero baseado no A129 Mangusta italiano pode carregar foguetes de 70mm, mísseis anti-tanque e é equipado com um canhão rotativo M197 de 20mm no nariz. O modelo é usado até mesmo pela Polícia da Turquia em missões de patrulha de fronteiras

As versões mais novas do ATAK incorporam novos sensores e um maior número de instrumentos nacionalizados, incluindo alerta de laser, alerta radar e sistemas de interferência de radiofrequência, assim como aumento da capacidade de carga. 

De acordo com a Janes, os helicópteros serão entregues à Força Aérea Filipina no terceiro trimestre de 2021. O anuncio da compra dos T129 vem logo após a própria Força Aérea informar que pilotos e mecânicos seriam enviados à Turquia para receber treinamento entre o final do mês de maio e agosto. 

T-129B ATAK da Polícia Turca. Foto via The War Zone.