Foto: Força Aérea das Filipinas.

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, aprovou a compra de outros 15 helicópteros S-70i Black Hawk para a força aérea do país, de acordo com um anúncio do do secretário de gabinete, Karlo Nograles. 

Karlo disse que a aquisição vai “lentamente resolver a crescente deficiência de helicópteros” das Filipinas, que ainda opera os antigos Bell UH-1 Huey.

Os S-70i são fabricados na Polônia pela ZL Mielec, subsidiária da Lockheed Martin, que também é dona da Sikorsky, fabricante original do Black Hawk.

Entrega dos helicópteros S-70i Black Hawk para a Força Aérea das Filipinas. Foto: Força Aérea das Filipinas.

No entanto, o portal de notícias Inquirer.net citou o secretário de defesa filipino, Delfin Lorenzana, dizendo na segunda-feira que a aprovação era para mais 32 Black Hawks, potencialmente trazendo a frota de helicópteros da Força Aérea para 48 Black Hawks.

Em novembro do ano passado a Força Aérea das Filipinas recebeu os seis primeiros S-70i Black Hawk de um lote de 16 aeronaves adquiridas em 2019 por US$241 milhões. 

Os helicópteros de transporte realizam missões vitais do dia-a-dia nas Filipinas, um arquipélago formado por mais de 7.400 ilhas, a maioria das quais com infraestrutura de transporte precária e sujeita a desastres naturais como terremotos e tufões.

Via Defense News