Filipinas deverá receber seus Super Tucanos no próximo ano

Foto/arte-Embraer Aeronave nas pinturas da fabricante brasileira

A Força Aérea das Filipinas (PAF) deverá adquirir mais ativos e equipamentos aéreos nos próximos meses, informou o general comandante nesta terça-feira.

Em seu discurso durante o 72º aniversário de fundação do PAF, o comandante da Força Aérea, tenente-general Rozzano Briguez, disse que esses aviões devem apoiar várias operações do PAF.

No line-up para o PAF é outra aeronave de transporte Lockheed C-130 “Hercules”, que é esperada para o último trimestre deste ano e 16 helicópteros de combate e seis aeronaves NC212i adicionais que começarão a chegar em 2020.

Caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã-Foto – USAF/Reprodução

Além desses ativos de mobilidade aérea, o chefe da PAF informou que seis novos Embraer A-29 “Super Tucanos” devem chegar em fevereiro de 2020 e “será uma plataforma revolucionária que fará o apoio da greve de superfície às tropas terrestres”.

Espera-se que os “Super Tucanos” reforcem as aeronaves de ataque norte-americanas Rockwell OV-10 “Bronco” que estão sendo usadas pelo PAF em missões de ataque.

O comando e controle estratégico e operacional do PAF também será ampliado com a chegada de “duas aeronaves de asa fixa de comando e controle” que inclui um transporte médio EADS CASA C-295 que chegará em julho deste ano e um Gulfstream G -280 bimotores jato que será entregue no próximo ano, disse Briguez.

“Da mesma forma, quatro sistemas aéreos não tripulados virão este ano para apoiar a vigilância e o reconhecimento da inteligência para funções operacionais e estratégicas”, acrescentou.

O chefe do PAF disse que eles também finalizarão seu Sistema Integrado de Comando e Controle, Comunicações e Computação (IC4S), que aumentará ainda mais sua capacidade em operações aéreas.

“Com isso, alcançaremos uma infraestrutura de tecnologia de comunicações robusta, de alto desempenho, totalmente interoperável e integrada que fornecerá todos os elementos do requisito de informações da DND-AFP (Departamento de Defesa Nacional das Forças Armadas das Filipinas) e apoiará um quadro operacional comum, “ ele adicionou.

Briguez agradeceu ao Presidente Rodrigo R. Duterte pelo “apoio colossal e sem precedentes à AFP”, que inclui o programa de modernização em curso, aumento salarial significativo para todos os soldados, incluindo o pagamento dos soldados da linha de frente em Sulu, juntamente com as armas adicionais.

A-29 Super Tucano pode operar em pistas não preparadas- Foto: Embraer

Essas iniciativas do Comando-Chefe tornaram as tropas mais seguras, confiantes e focadas na condução das operações, acrescentou.

“Também apreciamos muito o apoio de nossas contrapartes da Força Aérea no exterior, como o Japão, especialmente para as peças de reposição UH-1H que eles nos deram. Nossos parceiros da ASEAN, Indonésia, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Vietnã, e também do Sul Coréia, China, Estados Unidos, Rússia, Austrália e outros países com os quais temos trabalhado de perto “, disse o chefe do PAF. (PNA)

Fonte: Philippine News Agency

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.