Filipinas recebem helicópteros de ataque T129 da Turquia

T129 Atak Filipinas Turquia
Governo das Filipinas adquiriu seis aeronaves. Foto: Força Aérea das Filipinas.

A Força Aérea da Filipinas (PAF) recebeu na quarta-feira (09) as duas primeiras unidades do helicóptero de ataque TAI T129 Atak, fabricado na Turquia. A PAF adquiriu um total de seis helicópteros. 

O transporte das aeronaves até a Base Aérea de Clark foi realizado por dois A400 Atlas da Força Aérea Turca. Um transportou os dois helicópteros, enquanto outro levou equipamentos de logística. 

“A PAF congratula-se com a chegada de duas unidades de helicópteros T129 ‘ATAK’ a bordo do (Airbus) A-400M da Turquia às 00h30 de 09 de março de 2022 na Base Aérea de Clark, Mabalacat City, Pampanga”, disse o porta-voz da Força Aérea, Tenente-Coronel Maynard Mariano, ao Philippine News Agency. 

O militar explica que os novos T129 passarão por inspeções técnicas, voos de teste e aceitação antes das cerimônias de introdução ao serviço. Todo esse processo deve levar no máximo dois meses.

Foto: Força Aérea das Filipinas.

Os seis helicópteros foram adquiridos em 2020 por US$ 262.2 milhões sob o Plano de Modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFP) – Horizon 2. Mariano disse que a 15ª Ala de Ataque da PAF operará os T129, que serão usados ​​em missões de apoio aéreo aproximado para tropas terrestres, vigilância armada e reconhecimento.

O T129 Atak é um helicóptero de ataque baseado no A129 Mangusta da Agusta Westland (atual Leonardo Helicopters). A aeronave, que já foi oferecida ao Exército Brasileiro,  incorpora modernos sistemas eletro-ópticos, de guerra eletrônica e autodefesa, como sensores de alerta radar, alerta de iluminação de laser e sensores aproximação de mísseis. 

Foto: Força Aérea das Filipinas.

Armado com um canhão rotativo M197 de 20mm (o mesmo do AH-1Z Viper norte-americano), o T-129 também pode empregar uma variedade de foguetes e mísseis ar-ar e ar-solo, como os Hydra 70mm, ATA Stinger, e Roketsan UMTAS.

Os T129 das Filipinas serão os primeiros usados fora da Turquia, que já possui mais de 108 unidades em operação. O Paquistão havia solicitado a aquisição de 30 exemplares, mas a compra esbarrou nas restrições de exportação dos EUA, já que o T129 é equipado com motores LHTEC T800 fabricados nos EUA.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.