O governo finlandês anunciou que enviou ainda no segundo trimestre de 2018, uma proposta para indústrias do setor aeronáutico, informando que estava interessado na aquisição de novas aeronaves de caça para substituir os F/A-18C/D Hornet do país nórdico europeu.

A partir disso, eles criaram o Programa HX, que tem como foco a renovação da frota a partir de 2024, quando chegam novos caças para renovação da Força Aérea da Finlândia.

Os pedidos enviados ainda em 2018 chegou em várias nações, como Grã Bretanha, França, EUA e Suécia. Com as respectivas aeronaves seguindo a ordem dos pais listado a acima, Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale, F-18 Super Hornet ou F-35 Lighting II e Saab Gripen.

O contrato vislumbra 64 novas aeronaves que incluem um pacote de manutenção, ferramentas necessárias, peças sobressalente, e armas, dentre outros.

O plano da Força Aérea Finlandesa é que no segundo semestre de 2019 essa questão dos caças tome um novo ar, adentrando aí em uma fase de finalizações e escolha de novo caça que será a ponta de lança do país.