Os 20 principais aeroportos brasileiros tiveram 94% de aprovação, entre outubro e dezembro de 2019, de acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura nesta quinta-feira (6).
Os aeroportos de Florianópolis/SC, Campinas/SP (Viracopos) e Brasília/DF foram considerados os melhores do país em suas respectivas categorias – até 5 milhões de passageiros ano, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões.
Na comparação com o 4º trimestre de 2018, o índice de satisfação geral passou de 4,39 para 4,49, numa escala que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”). Foi a maior nota média já registrada na série histórica da pesquisa da SAC, iniciada em 2013.
Em relação aos outros 37 indicadores avaliados, a “cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in”, na média geral dos 20 aeroportos, foi o que obteve maior nota média (4,72). Já o “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” registrou a menor nota (3,00).
Todos os cinco grupos de indicadores tiveram evolução na média geral, na comparação com o mesmo período do ano anterior: “infraestrutura aeroportuária” (+1,6%), “facilidades ao passageiro” (+2,1%), “órgãos públicos” (+0,2%), “companhias aéreas” (+0,6%) e “transporte público” (+1,6%). No agrupamento “infraestrutura aeroportuária”, 15 dos 16 itens avaliados obtiveram notas acima de 4 (“bom”) e 12 indicadores tiveram suas maiores médias históricas nesse trimestre.
EVOLUÇÃO – O novo Aeroporto de Florianópolis, inaugurado no ano passado, teve a maior evolução percentual, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior: +22,5% na percepção de melhora. Saltou da última colocação (nota 3,90), em 2018, para obter a melhor nota média na categoria até 5 milhões de passageiros ano: 4,78.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foi o melhor avaliado na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros ano, com nota 4,80. Já o Aeroporto de Brasília teve a melhor avaliação na categoria acima de 15 milhões de passageiros ano (4,50).
Os 20 aeroportos pesquisados pela SAC respondem por 87% do total de passageiros transportados no Brasil. No quarto trimestre de 2019, foram realizadas 24.948 entrevistas com viajantes domésticos e internacionais. Para o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, os resultados mostram que o país vem alcançando nível de excelência na infraestrutura, nos serviços e na operação dos aeroportos.
“As futuras concessões certamente vão continuar transformando para a melhor os aeroportos brasileiros, com investimentos privados de mais de R$ 10 bilhões nos próximos anos”, afirmou Glanzmann.
Em 2020, serão concedidos 22 aeroportos ao setor privado, incluindo os de capitais como Curitiba/PR, Manaus/AM e Goiânia/GO. Em 2022, outros 19 aeroportos serão concedidos, incluindo Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).
RESULTADOS DA “PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO PASSAGEIRO E DESEMPENHO OPERACIONAL DO AEROPORTOS” – 4º TRIMESTRE 2019
RANKING DE SATISFAÇÃO GERAL POR CATEGORIA DE AEROPORTO
Até 5 milhões de passageiros/ano
1) Florianópolis – 4,78
2) Vitória – 4,64
3) Maceió – 4,58
4) Goiânia – 4,54
5) Manaus – 4,49
6) Natal – 4,39
7) Cuiabá – 4,29
8) Belém – 4,26
De 5 a 15 milhões de passageiros/ano
1) Campinas – 4,80
2) Curitiba – 4,75
3) Confins – 4,57
4) Porto Alegre – 4,51
5) Fortaleza – 4,49
6) Rio-Santos Dumont – 4,40
7) Recife – 4,37
8) Salvador – 4,37
Acima de 15 milhões de passageiros/ano
1) Brasília – 4,50
2) Rio-Galeão – 4,46
3) SP-Congonhas – 4,36
4) SP-Guarulhos – 4,35
RANKING DE SATISFAÇÃO GERAL POR AEROPORTO E EVOLUÇÃO EM RELAÇÃO AO 4º TRIMESTRE DE 2018
1) Campinas – 4,80 (+0,1%)
2) Florianópolis – 4,78 (+22,5%)
3) Curitiba – 4,75 (0,0%)
4) Vitória – 4,64 (+1,3%)
5) Maceió – 4,58 (+1,6%)
6) Confins – 4,57 (-1,0%)
7) Goiânia – 4,54 (+0,1%)
8) Porto Alegre – 4,51 (+4,5%)
9) Brasília – 4,50 (+1,6%)
10) Manaus – 4,49 (-0,9%)
11) Fortaleza – 4,49 (+8,4%)
12) Rio-Galeão – 4,46 (+0,2%)
13) Rio-Santos Dumont – 4,40 (-0,2%)
14) Natal – 4,39 (+0,1%)
15) Recife – 4,37 (-1,6%)
16) Salvador – 4,37 (+4,4%)
17) SP-Congonhas – 4,36 (+0,5%)
18) SP-Guarulhos – 4,35 (0,0%)
19) Cuiabá – 4,29 (-1,0%)
20) Belém – 4,26 (+4,2%)
PRINCIPAIS PONTOS DA PESQUISA
• Nesse trimestre a satisfação geral atingiu seu topo histórico com a média trimestral de 4,49;
• Florianópolis teve a maior evolução percentual, pelo segundo trimestre consecutivo, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior: +22,5%;
• 15 dos 16 indicadores do agrupamento Infraestrutura Aeroportuária (93,8%) obtiveram avaliações acima de 4 (bom) e 12 (75%) tiveram suas maiores médias históricas nesse trimestre;
• O indicador “qualidade da internet / wi-fi” teve sua maior média histórica (3,83) pelo terceiro trimestre consecutivo;
• Apesar de terem as notas mais baixas do agrupamento Infraestrutura Aeroportuária, os indicadores referentes à qualidade da internet/wi-fi e à disponibilidade de tomadas foram os que mais evoluíram desde que começaram a ser pesquisados, 25,4% e 29,2%, respectivamente;
• Os indicadores “custo-benefício das lanchonetes e restaurantes” e “custo-benefício dos produtos comerciais” tiveram suas maiores médias históricas nesse trimestre (3,00 e 3,29, respectivamente) e foram os que mais evoluíram desde o início das pesquisas em 2013 (33,3% e 34,1%, respectivamente) dentre todos os 38 indicadores pesquisados;
• Ambos os indicadores relacionados à restituição de bagagens (velocidade e integridade) tiveram sua maior média histórica (4,54 e 4,56, respectivamente);
• Todos os seis indicadores referentes aos órgãos públicos se mantiveram acima de 4 (“bom”); além disso, quatro dos seis indicadores alcançaram suas maiores médias históricas neste trimestre;
• Desde o início das pesquisas, os indicadores relativos a facilidades aos passageiros foram os que mais evoluíram, 21,4% em média;
• A média percentual de evolução de todos os indicadores pesquisados desde o início das pesquisas é 15,2%.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.