Fokker 100 da Iran Aseman sofre duas falhas no mesmo motor em 24 horas

Um Fokker 100 da Iran Aseman Airlines, de matrícula EP-ATF, esteve envolvido em uma sequência de dois incidentes com o motor esquerdo da aeronave, nos últimos dias 30 e 31 de maio.

O primeiro incidente da aeronave, no dia 30 de maio, ocorreu durante um voo de Teerã para Kermanshah, com 92 passageiros e 7 tripulantes a bordo.

Na ocasião, o F100 estava em procedimento de subida para o nível de voo de cruzeiro, quando o motor esquerdo apresentou altas temperaturas no fluído lubrificante.

Os tripulantes trabalharam em uma lista de verificação, mas sem obter melhora da situação, optaram por desligar o motor, e seguir para pouso de emergência em Teerã somente com o motor direito.

Em solo, mecânicos verificaram a situação e fizeram os reparos necessários no sistema hidráulico, até então, a aeronave deveria operar mais quatro voos entre os dias 30 e 31.

O motor foi posteriormente testado e não apresentou falhas, um voo de teste sem passageiros foi realizado também sem falhas.

No dia 31 de maio, no entanto, a aeronave assumiu o voo EP-833 de Ahwaz para Teerã, quando sofreu novamente uma falha no mesmo motor durante a subida para o nível de voo de cruzeiro, após a decolagem, e com os mesmos problemas apresentados no dia anterior.


A tripulação desligou o motor esquerdo, e retornou para Ahwaz.

O AIB disse que está investigando o incidente, e informou que o motor ainda tinha 5.400 ciclos de vida restante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA