Novo 737-700 T-99 é batizado em cerimônia em El Palomar. Foto: Ministério da Defesa Argentino.

Em uma cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa argentino Agustín Rossi, a Força Aérea Argentina (FAA) incorporou oficialmente o Boeing 737-700NG à sua frota. Batizado como “Islas Malvinas” e designado T-99, a nova aeronave será usada no transporte de civis e militares, cobrindo operações da Lineas Aereas del Estado. Também é previsto que o 737 seja empregado no transporte de militares engajados em operações de paz da ONU. 

Pelo menos 14 militares, incluindo três mulheres, já foram treinados para operar o T-99. Antes de chegar à FAA, o avião esteve em serviço com a Ethiopian Airlines usando a matrícula ET-ALQ, depois com a Scandinavian Airlines (SAS) até ser devolvido à Aero Capital Solutions (ACS).

Ao chegar em El Palomar, o Islas Malvinas foi escoltado por jatos de instrução e ataque leve IA-63 Pampa.

IA-63 escolta o T-99 em sua chegada à El Palomar. Foto: Franco Fafasuli/INFOBAE.

Confira abaixo um vídeo da cerimônia de recebimento da aeronave pelo I Grupo de Transporte da I Brigada Aérea de El Palomar, realizada ontem (27). 

“Maio de 2006 foi a última vez que a Força Aérea pilotou um avião Boeing. Demorou 15 anos para recuperar uma capacidade, para recuperar um sistema de armas, para potencializar o trabalho diário da Força Aérea Argentina, para que seus homens e mulheres possam pilotar uma aeronave dessas características”, disse o Ministro Rossi. 

Rossi também agradeceu a Aerolineas Argentinas pelo “valioso apoio, carinho e comprometimento de seu pessoal” no treinamento dos militares da FAA que trabalharão com o T-99. 

Segundo o portal argentino Infobae, os militares lembram que o plano de repotenciação das operações logísticas da força estava contemplado no chamado “Plano de Capacidades Militares” (PLANCAMIL-2011). Naquela época, quando a Dra. Nilda Garré era Ministra da Defesa, o objetivo estava definido, o que nunca foi alcançado por falta de verba orçamentária.

Ministro Agustín Rossi fala na cerimônia de recebimento do 737 T-99 Islas Malvinas. Foto: Ministério da Defesa Argentino.
Foto: Ministério da Defesa Argentino.