Força Aérea Austríaca recebe seu primeiro Black Hawk modernizado e adquire mais três unidades

Klaudia Tanner, ministra da defesa austríaca, recebe o primeiro S-70 Black Hawk modernizado. Foto: Peter Lechner/Bundesheer.

A Força Aérea Austríaca recebeu ontem, na Base Aérea de Brumowski (distante 30km de Viena), o primeiro de nove helicópteros S-70 Black Hawk modernizados pela companhia americana Ace Aeronautics. 

A cerimônia de recebimento da aeronave teve a participação da Ministra da Defesa da Áustria, Klaudia Tanner. “A modificação dos […] ‘Black Hawks’ representa um avanço significativo. Isso garantirá que eles serão usados ​​nas próximas décadas e poderemos garantir uma ajuda aérea ainda melhor no futuro. Muito satisfeita por poder entregar o primeiro helicóptero modificado e desejo aos pilotos tudo de bom.” disse a Ministra. 

A modernização, avaliada em US$ 40 milhões, envolve a atualização da suíte aviônica do helicóptero para o sistema Deck VL-60 da Ace Aeronautics, composto por aviônicos Garmin G5000H, uma unidade de gerenciamento de cockpit da Avalex Technologies e capacidade de digital moving map. 

Além disso, os Black Hawks da Áustria receberão capacetes com display integrado (HMD), equipamentos de comunicação segura e capacidade de empregar procedimentos de aproximação baseados em GPS.

O Major Franz Reisinger apresenta o cockpit do primeiro Black Hawk modernizado à Ministra Klaudia Tanner. Foto: Peter Lechner/Bundesheer.

Além dos helicópteros modernizados, a Força Aérea Austríaca também está adquirindo com a Ace Aeronautics outras três unidades do Black Hawk em um contrato estimado em US$50 milhões, segundo a FlightglobalAs aeronaves terão a mesma suíte aviônica dos outros nove modernizados e deverão entrar em serviço na Áustria em 2022.

Na Áustria, os Black Hawks são usados em missões de defesa, busca e resgate e transporte utilitário. O Brasil conta com 22 helicópteros Black Hawk, operados pela Força Aérea e Exército.  

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.