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Força Aérea Brasileira recebe em Anápolis-GO (ALA-2) seu primeiro Embraer KC-390

Embraer Defesa KC-390

A FAB recebeu hoje (04/09) sua primeira aeronave KC-390, na ALA-2 em Anápolis-GO. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A ALA-2 será o lar das primeiras unidades do KC-390. Ao todo a FAB terá 28 aeronaves. Na base localizada no estado do Goiás a cerca de 164 km da capital federal Brasília.

O esquadrão 1º GTT (Grupo de transporte de tropas), foi transferido do Rio de Janeiro para a ALA-2 para operar a aeronave.

A base também será o lar das 36 unidades do Gripen NG (E/F) ou F-39 como será chamado dentro da FAB. O primeiro caça chegará ao Brasil em 2021. Esse mesmo caça vez seu primeiro voo na Suécia no mês passado.

Em 2018 o KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da ANAC, no mesmo ano recebeu o certificado da Capacidade Inicial de Operações. Na Aeroflap produzimos uma matéria especial sobre as certificações que aconteceu no dia 23 de outrubro de 2018, data que celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Foto – FAB/Divulgação

Nesta semana da entrega do KC-390, o deputado Gustavo Fruet disse que é favorável à proposta que autoriza o Comando da Aeronáutica a prorrogar, até 30 de junho de 2021, 30 contratos por tempo determinado do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Colocaou o KC-390 nesta questão.

A FAB afirma que não há tempo hábil para reposição de pessoal por meio de concurso público. A estimativa do impacto orçamentário-financeiro da prorrogação dos contratos é de R$ 1,7 milhão em 2019, R$ 3,2 milhões em 2020 e R$ 1,7 milhão em 2021.

 

Mais sobre o KC-390

Foto – Embraer

A nova aeronave de numeração 2853 tem múltiplas funções, como realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios.

A aeronave multimissão é a única da categoria que conta com o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) que, além de reduzir a carga de trabalho da tripulação, também permite cumprir as demais missões com maior eficiência. Um exemplo é o lançamento de carga.

Neste caso, o sistema fly-by-wire controla o comportamento do avião durante o voo, garantindo a precisão dos lançamentos.

 

Comparativo entre aeronaves:

C-130M Força Aérea Brasileira

O novo avião vai substituir o C-130/KC-130 Hercules que estão na FAB desde 1964. NA FAB há três versões do C-130.

C-130H – versão cargueiro utilitário;
KC-130 – versão REVO para reabastecimento aéreo;
SC-130E – versão SAR para busca e salvamento;
 
Características técnicas do Hercules:
 
Missão: Transporte aéreo, REVO, SAR, combate a incêndios
Capacidade: 
92 soldados
64 para-quedistas
 
Comprimento: 29,79 m
Envergadura: 40,4 m
Altura: 11,9 m
Velocidade: 621 km/h 
 
 
Características técnicas do KC-390:
KC-390
Missão: Transporte aéreo, REVO, SAR, evacuação aeromédica, socorro humanitário, combate a incêndios.
 
Capacidade:
80 soldados
64 paraquedistas
 
Comprimento: 36 metros
Envergadura: 64 metros

Altura: Aprox. 12 metros

Velocidade de cruzeiro: 820 km/h

 

 

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