A Força Aérea Brasileira realmente vai modernizar os seus aviões T-27 Tucano, apesar de muitos já terem 20 anos de uso pelo menos.
A atualização será feita em três etapas, respeitando os conceitos de licitação do Governo Brasileiro.
A primeira é uma proposta que foi aberta em março, nos moldes de uma licitação, para as empresas apresentarem suas ideias e mostrarem as tecnologias que vão equipar os sistema de aviônica do T-27. A FAB vai avaliar cada caso para verificar uma adequação ao Tucano.
A segunda etapa é composta da instalação desses componentes na aeronave, e a adequação da eletrônica ao sistema totalmente digital do Glass Cockpit.
A terceira etapa é a entrega dos aviões, que serão atualizados aos poucos. Todas as atualizações deverão ser feitas em 24 meses, de acordo com o prazo estipulado pela FAB, dois locais serão disponibilizados para as atualizações, a BASP e o PAMA-LS.
De acordo com a Força Aérea Brasileira o valor de R$ 42,5 milhões deverá ser pago para atualizar os 50 aviões, incluindo os dois protótipos. A FAB dará preferência aos sistemas que já estão totalmente desenvolvidos e testados, então a empresa interessada precisará fornecer um sistema Glass Cockpit que já existe, com telas entre 6 a 10 polegadas e sensibilidade ao toque.
Os novos aviônicos deverão dar a possibilidade de voos com procedimentos RNP e RNAV, e também manobras com alta força G, de acordo com o projeto do T-27.
A motivação dessa atualização é manter esses aviões voando por pelo menos mais 15 anos, e melhorar o treinamento dos pilotos que depois serão encaminhados ao A-29 Super Tucano. A nova designação será T-27M, para indicar os aviões com Glass Cockpit.
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