Advertisement

Força Aérea Brasileira vai modernizar 50 aviões T-27 Tucano

A Força Aérea Brasileira realmente vai modernizar os seus aviões T-27 Tucano, apesar de muitos já terem 20 anos de uso pelo menos.

A atualização será feita em três etapas, respeitando os conceitos de licitação do Governo Brasileiro.

A primeira é uma proposta que foi aberta em março, nos moldes de uma licitação, para as empresas apresentarem suas ideias e mostrarem as tecnologias que vão equipar os sistema de aviônica do T-27. A FAB vai avaliar cada caso para verificar uma adequação ao Tucano.

A segunda etapa é composta da instalação desses componentes na aeronave, e a adequação da eletrônica ao sistema totalmente digital do Glass Cockpit.

A terceira etapa é a entrega dos aviões, que serão atualizados aos poucos. Todas as atualizações deverão ser feitas em 24 meses, de acordo com o prazo estipulado pela FAB, dois locais serão disponibilizados para as atualizações, a BASP e o PAMA-LS.

De acordo com a Força Aérea Brasileira o valor de R$ 42,5 milhões deverá ser pago para atualizar os 50 aviões, incluindo os dois protótipos. A FAB dará preferência aos sistemas que já estão totalmente desenvolvidos e testados, então a empresa interessada precisará fornecer um sistema Glass Cockpit que já existe, com telas entre 6 a 10 polegadas e sensibilidade ao toque.

Os novos aviônicos deverão dar a possibilidade de voos com procedimentos RNP e RNAV, e também manobras com alta força G, de acordo com o projeto do T-27.

A motivação dessa atualização é manter esses aviões voando por pelo menos mais 15 anos, e melhorar o treinamento dos pilotos que depois serão encaminhados ao A-29 Super Tucano. A nova designação será T-27M, para indicar os aviões com Glass Cockpit.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.