Força aérea chinesa se aproxima de Taiwan pela quarta vez nesta semana, dizem militares de Taiwan

F-16 de Taiwan- Foto: Foto Agência de Notícias Militares

(Reuters) – A força aérea da China se aproximou de Taiwan na sexta-feira pela quarta vez em quatro dias, disseram os militares de Taiwan, enquanto a China intensifica as manobras perto da ilha que Pequim reivindica como seu próprio território.

A força aérea de Taiwan disse que o caça J-10 estava envolvido na abordagem, mas não informou se apenas uma aeronave ou mais havia entrado na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan no sudoeste da ilha por volta do meio-dia (04:00 GMT).

A Força Aérea Chinesa recebeu um aviso verbal para sair, e os jatos de Taiwan “responderam”, disse a Força Aérea de Taiwan, sem dar mais detalhes. A aeronave se retirou e a situação voltou ao normal, afirmou em um breve comunicado.

Nas últimas semanas e meia, a força aérea chinesa movimentou Taiwan seis vezes, segundo os militares de Taiwan.

A China não disse em público por que aumentou sua atividade perto da ilha, mas anteriormente descreveu tais exercícios como rotina e pretendia mostrar a determinação da China em defender sua soberania.

A força aérea de Taiwan, bem treinada e modernizando seus caças F-16 fabricados nos EUA, patrulha rotineiramente acima do sensível Estreito de Taiwan, que separa a ilha de seu vizinho muito maior.

 

DEIXE UMA RESPOSTA