Caças Eurofighters da Alemanha e do Reino Unido- oto de arquivo de Ian Curlett, Crown Copyright.

Um exercício bilateral entre a Alemanha e o Reino Unido vai envolver caças Eurofighter Typhoon das duas nações. O exercício que começou ontem (5/10), vai até o dia 9 de outubro.

“Quando desdobramos nossos caças para os Aliados do Báltico, nossos colegas da RAF e nós temos a mesma missão no policiamento aéreo da OTAN. Portanto, queremos explorar esta semana de treinamento para operar nossos caças de uma maneira combinada para reforçar ainda mais nossa interoperabilidade ”, disse o tenente-coronel Sebastian Fiedler, comandante do destacamento alemão Eurofighter em Ämari, em uma entrevista.

Tenente Coronel Sebastian Fiedler- Foto de Bundeswehr / Daniel Redell
Ambos os aliados também estão explorando como economizar recursos. “Não estamos olhando apenas para os pilotos e jatos, mas também para as capacidades logísticas e médicas”, acrescentou. “Não é necessário que nós dois implantemos esses ativos; em vez disso, estamos disponibilizando nossas capacidades uns para os outros e estamos trabalhando com o objetivo de, eventualmente, voar saídas combinadas de policiamento aéreo com pilotos e jatos de nossas duas forças aéreas ”, disse ele.
 

O projeto de Policiamento Aéreo Combinado Britânico-Alemão já passou por três fases. Durante uma primeira etapa, em maio de 2019, quando os Eurofighters alemães entregaram a missão na Estônia aos seus colegas da RAF, as primeiras missões combinadas foram realizadas com o alemão na liderança. Na época, ambos os Aliados identificaram etapas adicionais para aprofundar sua cooperação.

Com base nessa base, a RAF então hospedou um pequeno destacamento alemão de 35 homens com dois jatos Eurofighter em Šiauliai, Lituânia, durante a missão de Policiamento Aéreo do Báltico em julho de 2020; o destacamento alemão foi integrado com o RAF Typhoons sob o chamado conceito plug & fight, novamente voando em missões combinadas e expandindo ainda mais a cooperação dos destacamentos. 

Eurofighter da Força Aérea Alemã e de um Eurofighter da Força Aérea Real- Foto de arquivo de Alfredas Pliadis

A próxima semana marca a terceira etapa. Um destacamento da RAF de dois Typhoons do 3 Squadron será conectado ao destacamento alemão para “lutar” juntos. Ambos os Aliados irão planejar, executar e resumir missões aéreas combinadas. Além de apenas voarmos juntos, o foco estará em procedimentos e processos logísticos e técnicos.

A próxima etapa já está planejada para 2021, quando a RAF sediará novamente um destacamento alemão Eurofighter plug & fight. Eventualmente, o objetivo desta cooperação é levantar um destacamento misto britânico-alemão para executar o policiamento aéreo da OTAN.
 
Fonte: NATO/OTAN

DEIXE UMA RESPOSTA