Caças MiG-29 da Força Aérea Eslovaca- Foto: Força Aérea Eslovaca

Depois de ingressar na OTAN em março de 2004, a Eslováquia tornou-se parte do então Sistema Integrado de Defesa Aérea da OTAN em 2006. Desde então, a Força Aérea Eslovaca foi firmemente incorporada ao seu caça MiG-29 na missão aérea duradoura da Aliança Policiamento.

“Permitam-me parabenizar todos os companheiros da Aliança por seis décadas de condução de uma missão bem-sucedida que nos mantém e mantém o espaço aéreo acima de nós protegidos e protegidos”, disse o Brigadeiro-General Róbert Tóth, Comandante da Força Aérea Eslovaca.

“Homens e mulheres sob minha liderança têm sido membros orgulhosos desta família nos últimos 15 anos. Nossas ações estão intimamente ligadas ao Centro de Operações Aéreas Combinadas do Norte da OTAN em Uedem, bem como aos nossos vizinhos, uma vez que o dever de Policiamento Aéreo deve ser um esforço coletivo focado como uma missão duradoura em tempo de paz ”, acrescentou.

MiG-21 com marcações da Força Aérea Eslovaca- Foto: Força Aérea Eslovaca

Como um dos três Aliados sem litoral no norte da Europa, a Eslováquia é um dos membros mais jovens do Sistema Integrado de Defesa Aérea e de Mísseis da OTAN; na época da adesão da Eslováquia, ainda era chamado de Sistema Integrado de Defesa Aérea da OTAN. 

Após preparação e treinamento minuciosos de pilotos, engenheiros e controladores de tráfego aéreo eslovacos para o serviço de Alerta de Reação Rápida da OTAN, a aeronave de caça MiG-29 na Base Aérea de Zvolen e os controladores aéreos no CRC Zvolen foram integrados ao Centro de Operações Aéreas Combinadas Uedem, Alemanha.

Os caças MiG-29 da Força Aérea Eslovaca são predominantemente embaralhados para interceptar aviões civis, por exemplo, quando os pilotos perdem as comunicações de rádio com o Controle de Tráfego Aéreo civil ou declaram emergências.

Centro de Controle e Relatórios em Zvolen- Foto: Força Aérea Eslovaca

Antes de ingressar na OTAN, os pilotos da Força Aérea Eslovaca realizaram surtidas de alerta de reação rápida nos caças da série MiG, juntamente com seus colegas da Força Aérea Tcheca, sobre o antigo estado da Tchecoslováquia.

 

Fonte: OTAN/NATO