Black hawk Filipinas
S-70i Black Hawk da Força Aérea das Filipinas.

O Departamento de Defesa das Filipinas aprovou a aquisição de 32 helicópteros S-70i Black Hawk para a Força Aérea Filipina (PAF). A compra, avaliada em US$ 623 milhões, foi anunciada pelo Secretário de Defesa Delfin Lorenzana neste domingo (16). 

“A entrega destes helicópteros terá início em 2023 (cinco unidades) enquanto os restantes serão entregues em três lotes da seguinte forma: 2024 – 2º lote (10 unidades); 2025 – 3º lote (10 unidades); e 2026 – último lote (sete unidades)”, informou o Secretário. 

O anuncio da nova aquisição ocorre pouco mais de dois meses depois que o país recebeu o último lote de cinco Black Hawk, em novembro. Em 2019, o Governo Filipino adquiriu um total de 16 helicópteros S-70i fabricados na Polônia pela PZL Mielec, negócio avaliado em US$ 241 milhões.

Continua depois do anúncio
Black Hawk Filipinas
Entrega de cinco helicópteros Black Hawk para as Filipinas.

As primeiras aeronaves foram entregues em 2020. Em junho de 2021, a PAF aterrou completamente sua frota de helicópteros Black Hawk recém-recebidos depois que um acidente matou seis militares.

A PZL, subsidiária da Lockheed Martin, recebeu o Aviso de Premiação (NOA) ainda em dezembro. Segundo a estatal Philippine News Agency, o Acordo de Contrato está sendo redigido, após o qual um Aviso para Prosseguimento iniciará oficialmente o projeto de aquisição.

“A falta de aviões de transporte e helicópteros nunca foi tão aguda durante a pandemia e após o tufão Odette. Isso foi exacerbado por nossos Hueys envelhecidos que se tornaram antieconômicos para manter. Os 12 novos Black Hawk suportaram o peso do trabalho durante esses tempos críticos”, disse Lorenzana. 

Continua depois do anúncio

Os S-70 Black Hawk da PAF estão transportando suprimentos de socorro e pessoal de resgate para áreas atingidas pelo tufão Odette no mês passado. Os helicópteros também foram utilizados para transportar vacinas contra a Covid-19 em áreas geograficamente isoladas.