A Força Aérea de Israel colocou seus caças F-15 “Braz” e os F-16 “Barack” em exercício conjuntos com os caças ponta de lança da força aérea israelense, F-35I.
Israel já tem algumas unidades do F-35I e ainda irá receber mais caças de 5º geração nos próximos meses. Essa foi a primeira vez que houve esse tipo de exercício conjunto, entre a frota de F-16, F-16 e os F-35I.
“Não vamos ajustar o Adir (F-35I) de acordo com a IAF. Vamos ajustar a IAF de acordo com o “Adir””, disseram as autoridades militares de Israel.

Esse treinamento em conjunto entre aeronaves de gerações diferentes é bom para manter os laços de comunicação entre pilotos de ambas aeronaves que mesmo com diferenças tecnológicas podem ser úteis juntas em uma eventual situação real.
A Força Aérea de Israel, vem recebendo caças F-35I desde 2017, e inclusive já tem esquadrões de F-35I totalmente operacionais.

Israel juntamente com o Japão e a Itália foram as primeiras nações a receberam o caça de 5º geração e ambas bem como outras nações envolvidas fazem parte do Programa F-35, que dentre as diretrizes dá a capacidade das nações participantes construírem o caça em seus respectivos territórios.
É o caça do F-35I “Adir” que tem funções específicas que são diferentes dos demais, o mesmo que se seguiu com os caças da IAF: F-15 “Baz” e F-16 “Barack”.

Os F-35I já estão sendo usados em operações na Síria contra o Estado Islâmico. Os caças estão voando em conjunto com F-35 dos EUA e do Reino Unido que adentraram na operação recentemente.
#Airpower, it’s what we do! Thank you Royal #AirForce and @IAFsite for a great exercise! Read about #TriLightning for yourself! https://t.co/YFUJ53XsWA@usairforce @CENTCOM @DeptofDefense #USAF #Military #F35 #Aviation #Aircraft pic.twitter.com/tyFeRrjFAe
— US AFCENT (@USAFCENT) June 25, 2019
Os F-35I juntamente com os F-15 e F-16 da IAF treinaram táticas contra os Mísseis SAM (Terra-Ar).