Força Aérea de Israel recebe seu F-35I Adir exclusivo para testes

F-35I Adir de teste- Foto: IAF

A Força Aérea de Israel recebeu na data de ontem (11/11) o seu primeiro F-35I Adir exclusivamente voltado para testes. O caça pousou no IAF Flight Testing Center (FTC) em Tel-Nof AFB.

De acordo com informações da IAF o caça vai ser utilizado em experimentos de voos para aprimora assim o uso dos caças F-15I Adir de Israel.

O F-35I de teste é o primeiro deste tipo fora dos Estados Unidos, o que mostra o tamanho do lanço entre os governos dos EUA e de Israel, que é um dos principais países do Programa F-35 Join Striker.

“Com a nova adição do ‘Adir’ às linhas de aeronaves experimentais do Esquadrão FTC da Força Aérea Israelense, estamos testemunhando um evento histórico, cuja magnitude não pode ser subestimada – uma pedra fundamental na inauguração e no desenvolvimento da IAF a divisão F-35”, disse o Brig. Gen. Oded Cohen, Comandante da Base Aérea Tel-Nof. “Para o pessoal do Esquadrão FTC – a absorção do ‘Adir’ apresenta novos desafios. Não tenho dúvidas de que, em virtude de sua habilidade e espírito profissional, você saberá, como já provou no passado, como desafiar os limites das capacidades de ‘Adir’s’ e conduzir a IAF para novos horizontes”, publicou a IAF.

F-35I Adir- Foto: IAF

Em um futuro próximo, concomitante à integração da aeronave, equipes americanas da “Lockheed Martin” chegarão ao esquadrão para entregar instruções do sistema ao seu pessoal. “O ‘Adir’ fala uma língua diferente, com a qual devemos nos conectar e aprender a entender”, mencionaram o Maj. Manny e o Tenente-Coronel Y acrescentaram: “A IAF sabe como operar o” Adir “, mas ainda não saber operar um modelo experimental. Precisamos receber os conhecimentos necessários para operar a aeronave e pilotá-la antes do processo de teste”, diz a nota da IAF.

A Força Aérea de Israel vai ter em sua frota de caças 50 furtivos F-35I, sendo que a possibilidade da aquisição de mais cinco é válida. Atualmente a IAF já tem dois esquadrões operacionais de F-35I Adir.

DEIXE UMA RESPOSTA