F-16 ROCAF Shelter
Um F-16V da ROCAF saindo de seu abrigo reforçado durante exercícios nesta quarta-feira (05). Foto: Ministério da Defesa de Taiwan.

A Força Aérea de Taiwan (ROCAF) está realizando um exercício de três dias, simulando um cenário de guerra contra a China. Nesta quarta-feira (05), uma dúzia de caças F-16V  subiram aos céus para o treinamento. 

Na base aérea de Chiayi, tripulantes e especialistas correram aos aviões ao som de um alarme. como se tivessem sido alertados para uma invasão chinesa. Pelo menos 12 caças F-16V Fighting Falcon fizeram um Elephant Walk, decolando rapidamente em seguida. 

Este foi mais um dentre os vários exercícios que as Forças Armadas de Taiwan estão realizando para testar  sua prontidão, antes da chegada do Ano Novo Lunar, no final de janeiro.

F-16V Taiwan Elephant Walk
Doze caças F-16V da ROCAF durante o Elephant Walk. Foto: MD Taiwan.

“Com a frequência muito alta de aviões comunistas entrando em nossa ADIZ [Zona de Identificação de Defesa Aérea], os pilotos de nossa ala são muito experientes e lidaram com quase todos os tipos de seus aviões”, disse o Major Yen Hsiang-sheng a repórteres, lembrando de uma missão na qual ele foi enviado para interceptar caças J-16 chineses no final do ano passado.

Apenas em janeiro, 11 aeronaves chinesas voaram na ADIZ de Taiwan. Nesta quarta-feira, dois caças Shenyang J-16 voaram pela região sudoeste da Zona. A maior incursão registrada neste mês ocorreu ontem (04), quando sete aeronaves estiveram na Zona. Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, cinco caças J-16, uma aeronave Y-8 de guerra eletrônica e outro Y-8 de guerra antissubmarino adentraram a ADIZ, novamente no sudoeste. 
 
F-16 C-130 Taiwan
Um C-130 da ROCAF sobrevoa os F-16V durante os exercícios desta quarta-feira (05). Foto: Ann Wang/Reuters
A China vê Taiwan como uma nação rebelde e já ameaçou o uso de suas forças armadas para tomar a Ilha caso uma independência plena seja tentada. Segundo a Reuters, Taiwan classificou as atividades da China como guerra de “zona cinzenta”, destinada a exaurir as forças de Taiwan, fazendo-as lutar repetidamente, e também para testar suas respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA