Advertisement

Força Aérea dos EUA faz elephant walk com mais de 40 caças F-35 no Alasca

F-35 Elephant Walk Alasca

Na última sexta-feira (25), a Força Aérea dos EUA (USAF) realizou um exercício de elephant walk com 42 caças stealth F-35A Lightning II na Base Aérea Eielson, no Alasca.

Segundo a USAF, a demonstração faz parte das operações de treinamento da base, apresentando a capacidade da 354ª Ala de Caça em gerar e desdobrar um grande número de aviões de combate em pouco tempo.

O evento também proporcionou a oportunidade para os aviadores aprimorarem as capacidades de prontidão em resposta a potenciais contingências do mundo real.

Foto: Airman 1st Class Jose Miguel T. Tamondong/USAF.

“Desde nossa última demonstração de capacidade em dezembro de 2020, aprendemos muito sobre a geração do F-35 em um ambiente ártico”, disse o Coronel David Berkland, comandante da 354ª Ala de Caça. “A 354º FW e a Equipe Eielson estão prontos para fornecer poder aéreo de quinta geração a qualquer hora, em qualquer lugar.”

A manobra é chamada de Elephant Walk, um termo que remonta à Segunda Guerra Mundial, quando um grande número de bombardeiros taxiavam em fila indiana antes de decolarem em um curto intervalo de tempo para uma missão.

O nome Elephant Walk foi atribuído porquê as aeronaves taxiando lembram um grupo de elefantes caminhando juntos para um poço d’água. Após a Segunda Guerra, o termo voltou a ser usado durante a Guerra do Vietnã, desta vez referindo-se às formações de bombardeiros B-52 Stratofortress.

Foto: Airman 1st Class Jose Miguel T. Tamondong/USAF.

A localização da base de Eielson no Ártico oferece um ambiente ideal para os aviadores realizarem treinamento em larga escala em regiões de clima extremamente frio, para continuar treinando e aumentar a prontidão.

“Nossos aviadores de toda a Ala, não apenas na linha de voo, fizeram deste exercício um sucesso”, disse Berkland. “Quer eles apoiem, defendam ou forneçam o poder aéreo, o trabalho árduo de toda a nossa equipe de aviadores nos permitiu levantar dois esquadrões de caças de quinta geração aqui em Eielson.”

Após a demonstração das capacidades, os pilotos realizaram missões de treinamento local no Joint Pacific Alaska Range Complex. A 354th Fighter Wing é a principal ala de caça de quinta geração do mundo – pronta para competir, deter e vencer a luta de ponta com uma força diversificada, pronta e inovadora.

Foto: Airman 1st Class Jose Miguel T. Tamondong/USAF.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Alasca, Elephant Walk, F-35, usaexport, USAF