Elephant Walk KC-135

Nesta última quarta-feira (29) a Base Aérea de Fairchild realizou um exercício especial, quando 20 aeronaves KC-135 Stratotanker decolaram praticamente ao mesmo tempo, voando na mesma rota, para o norte dos Estados Unidos.

De acordo com o Capitão Kaitlin Holmes, Chefe de Relações Públicas da 92ª Ala de Reabastecimento Aéreo sobre a operação foi um treinamento para verificar a proficiência e prontidão dos tripulantes. Normalmente esquadrões militares realizam exercícios de rápido deslocamento da sua frota, como forma de treinar a capacidade máxima de ataque.

Panorama dos 20 aviões-tanque KC-135 no exercício realizado ontem (29).

Comentando ao The Drive, Capt. Holmes disse:

“Lançamos um voo de 20 aeronaves-tanque no que chamamos de Minimal Interval Take Off (MITO). Na verdade, foram as maiores decolagens que tivemos de KC-135 aqui em Fairchild.

O objetivo era um exercício de proficiência e prontidão. Estávamos validando nossas equipes de manutenção, capacidades de geração e nossas capacidades operacionais para lançar várias aeronaves usando procedimentos de intervalo mínimo de decolagem.

Estamos muito orgulhosos pela capacidade de mostrar a prontidão da 92ª Ala de reabastecimento aéreo, de nossa tripulação, e de nossas aeronaves. Coisas muito interessantes, e estamos felizes em fazer história aqui na Fairchild.”

Programas de rastreamento de voo, como o Radar Box, registraram este momento, com os aviões KC-135 voando enfileirados na mesma rota. Confira na imagem abaixo.

Este não deixa de ser um feito impressionante de disponibilidade de frota. Apesar dos motores atualizados (CFM56) e dos aviônicos atualizados, grande parte desses KC-135 tem mais de 60 anos de operação.

Mesmo com tanta idade, eles continuam sendo a principal aeronave de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos.

https://twitter.com/TeamFairchild/status/1443301585136668672

Você pode conferir um pouco de como é esta atividade no vídeo abaixo, a partir do interior do cockpit do KC-135.

 

DEIXE UMA RESPOSTA