Força Aérea dos EUA realiza teste inédito de míssil hipersônico no Pacífico

Força Aérea dos EUA realizou teste inédito do míssil hipersônico AGM-183 ARRW nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. Imagem: USAF/Lockheed Martin.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) conduziu no domingo (17/03) um teste inédito de um dos mísseis hipersônicos que está desenvolvendo. Usando um bombardeiro B-52H a USAF disparou, em uma área de testes no Oceano Pacífico, o AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon (ARRW). 

Segundo canais de mídia dos EUA, este pode ser o último evento de avaliação do AGM-183, cujo projeto está sendo pago pela USAF desde 2018. O teste foi realizado no Reagan Test Site, uma instalação do Exército nas Ilhas Marshall.

Em nota, a força aérea disse que disparou um protótipo completo de míssil hipersônico operacional, e que o foco foi no desempenho ponta a ponta do ARRW. A USAF não disse se o teste foi bem sucedido. 

“Este teste adquiriu dados valiosos e únicos e tinha como objetivo promover uma série de programas hipersônicos. Também validamos e melhoramos nossos recursos de teste e avaliação para o desenvolvimento contínuo de sistemas hipersônicos avançados”, disse um porta-voz da organização militar. 

O AGM-183 é um dentre dois projetos de mísseis hipersônicos que a USAF tem projetado com a indústria de defesa dos EUA. Segundo o Air & Space Forces Magazine, trata-se de uma arma de vários estágios e planeio. Após a separação, um impulsionador – que é adaptado do míssil ATACMS do Exército dos Estados Unidos – acelera a arma até a velocidade hipersônica, acima de Mach 5 (5 vezes a velocidade do som).  A cobertura em concha é descartada e o corpo planador hipersônico então manobra em direção ao alvo.

Na Base Aérea de Guam, militares conheceram de perto o míssil hipersônico ARRW. Foto: Força Aérea dos EUA.

Rússia e China realizaram altos investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento de armas hipersônicas, estando um passo na frente dos EUA. Assim, o Congresso tem pressionado a USAF para mostrar mais progressos no sentido de colocar em prática as próprias capacidades do país, observa o Defense News. 

O secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse no ano passado aos legisladores que o programa ARRW teve problemas no desenvolvimento, logo após a falha de um teste em março de 2023.

Oficiais da Força Aérea disseram no início deste mês que o próximo teste do ARRW seria o último. Eles afirmaram ainda que a USAF planeja encerrar seu programa de prototipagem rápida em 2024. A força aérea não solicitou financiamento para adquirir ARRW, nem realizar qualquer pesquisa e desenvolvimento, em 2025.

Por outro lado, o Kendall apresentou um tom mais otimista sobre o programa de Mísseis de Cruzeiro de Ataque Hipersônico (HACM).  A proposta orçamentária para 2025 conta com US$ 517 milhões para continuar desenvolvendo esse programa. O HACM, desenvolvida pela Northrop Grumman e RTX, é um míssil que possui motor alimentado por ar e que a Força Aérea disse que seria menor que o ARRW, além de capaz de voar ao longo de “trajetórias muito diferentes” do que o ARRW.

Leia também: 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AGM-183, ARRW, Estados Unidos, Míssil hipersônico, USAF

Sair da versão mobile