Advertisement

Força Aérea dos EUA solicita informações sobre novo míssil anti-radiação para o F-35A

A Força Aérea dos EUA (USAF) está solicitando informações para modificações no programa AARGM-ER (alcance avançado de mísseis guiados anti-radiação avançados) da Marinha dos EUA (USN) que tornaria essa arma adequada para seu discrição Lockheed Martin F-35A.

A chamada Arma de Ataque Stand-in (SiAW) “alavancaria fortemente” o AARGM-ER, fabricado pela Northrop Grumman, de acordo com uma solicitação de informações publicadas on-line em 09 de janeiro.

O AARGM-ER deve ser integrado nas aeronaves Boeing F / A-18E / F Super Hornet e Boeing EA-18G Growler da USN, bem como no transporte interno da variante F-35C.

“As modificações no SiAW tornarão a arma relevante para aeronaves de quinta geração e incluirão o desenvolvimento e a integração de uma ogiva e espoleta capaz de processar um conjunto de alvos expandido, um sistema ativo de orientação por radar e uma mensagem de interface de armamento universal definida para o míssil SiAW e aeronaves F-35A ”, afirma a USAF em seu aviso. “O SiAW também buscará o desenvolvimento de futuros recursos avançados para mantê-lo relevante para a evolução de ameaças”.

A USAF diz que está realizando pesquisas de mercado para possíveis fornecedores para fornecer as modificações.

Mísseis anti-radiação são usados ​​para aprimorar e direcionar lançadores de mísseis terra-ar guiados por radar, bem como lançadores de mísseis balísticos e de mísseis de cruzeiro, bloqueadores de GPS e outros sensores de defesa aérea no solo. Tais aplicações são chamadas de Supressão ou Destruição das Defesas Aéreas Inimigas, também conhecidas como missões SEAD ou DEAD.

A retirada de mísseis terra-ar é um importante passo inicial no controle dos céus acima de um campo de batalha. Além de destruir as aeronaves inimigas, a eliminação das defesas aéreas terrestres permite que as aeronaves de combate busquem ameaças às tropas terrestres ou se aproximem de outros alvos, reduzindo a necessidade de usar mísseis de longo alcance.

Em março de 2019, a Northrop Grumman recebeu um contrato de US$ 323 milhões para o trabalho de desenvolvimento de engenharia e fabricação da arma AARGM-ER da USN.

 

Fonte: Flight Global

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.