Advertisement

Força Aérea Filipina está interessada no caça Saab Gripen

Dassault Rafale

A Força Aérea das Filipinas (PAF), juntamente com o Departamento de Defesa do país, estão em contato com a fabricante sueca SAAB afim de uma possível aquisição do caça Gripen para a força aérea do país asiático.

O secretário de Defesa, Delfin Lorenzana, informou que o caça sueco é o mais propenso a ser escolhido pela nação filipina. O baixo custo do caça e as qualidades como o tamanho que o fazem ser ágil e sua velocidade, que é o dobro da velocidade do som cerca de 2540 km/h são pontos positivos do caça de fabricação sueca.

A situação da Força Aérea Filipina é um pouco urgente, pois desde a retirada dos caças norte-americanos Northrop F-5A/B o país não tem uma aeronave específica para interceptação e missões de defesa aérea.

O governo filipino até tentou uma compra de caças F-16 Fighting Falcon dos EUA, mas a conversa não foi para frente. A solução arranjada do país foi adquirir um treinador da Coreia do Sul, o F-50, que cumpre muito bem o papel de um treinador avançado, mas não é totalmente adequado para missões de defesa aérea como um F-16 ou Gripen.

O Gripen já é um caça conhecido no mercado é já é comercializado na Europa e na África. Alguns países que tem o caça Gripen como vetor de defesa aérea, é a própria Suécia, a África do Sul, Tailândia e a República Tcheca.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.