A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (28/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-95M Bandeirante, pertencente ao Sexto Esquadrão de Transporte (6°ETA), transportou de Manaus (AM) para Guarulhos (SP), sete respiradores para manutenção. A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2319, com os equipamentos, decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus, às 11h55 (horário de Brasília), e pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP) às 22h30. Os respiradores hospitalares foram entregues para manutenção no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A Comandante da aeronave, Tenente Aviadora Dativa Vitória da Silva, conta o sentimento em participar dessa missão. “Sinto orgulho e estou honrada em poder contribuir e auxiliar no transporte dos respiradores que futuramente ajudarão no tratamento de quem precisa”, declarou.

O mecânico da aeronave, Sargento Lúcio Fábio da Silva Santos conta como a aeronave foi preparada para a missão. “Foi realizada a desinfecção do avião para receber os materiais e a tripulação. É muito gratificante poder ajudar nosso país na luta contra a pandemia”, declarou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fonte: Força Aérea Brasileira


Fotos: Tenente Bruna Pinheiro/ Ala 8

DEIXE UMA RESPOSTA