O A330 Phénix foi recebido com o tradicional batismo d'água pelas viaturas da Base Aérea 125 em Istres. Foto: Força do Ar e Espaço da França/Divulgação.

A Força do Ar e do Espaço da França (Armée de l’Air et de l’Espace) recebeu na quinta-feira (02) o seu quinto jato de reabastecimento Airbus A330 MRTT, chamado de Phénix pela instituição. O “045” foi entregue na Base Aérea 125 Istres pela Diretoria Geral de Armamentos da França (DGA). Lá, a aeronave foi recebida com o tradicional batismo d’água, realizado com apoio das viaturas de bombeiros da base. 

A França deve receber um total de 15 jatos A330 Phnéix até 2023, cuja entrega deve ser acelerada de acordo com a Lei de Programação Militar 2019-2025 e os desejos da Ministra das Forças Armadas, Florence Parly, destacou a Força Aérea. 

O Phénix 045 ao lado dos outros A330 MRTT da Força Aérea Francesa. Foto: Força do Ar e do Espaço da França/Divulgação.
A entrega para a Força Aérea Francesa ocorre três depois que a OTAN recebeu o seu quinto A330 MRTT, empregado pela Frota Multinacional de Reabastecedores (MMF) a partir de uma base aérea na Holanda. 
O pedido inicial de 12 A330 foi assinado pelo Governo Francês em 2014, com a compra sendo realizada em dois lotes separados. Em setembro de 2018, a DGA anunciou que a entrega seria acelerada e que o pedido seria aumentado para um total de 15 aeronaves. No mesmo mês, a Força Aérea recebeu o seu primeiro Phénix na Base Aérea de Istres, que hoje é sede do 31º Esquadrão de Abastecimento Aéreo e Transporte Estratégico (EARTS), que opera o modelo. 
Foto: Força do Ar e do Espaço da França/Divulgação.
Além de realizar missões de transporte e reabastecimento, os aviões também são empregados em missões de apoio humanitário, como no mês de agosto, onde foram usados para evacuar pessoas no Afeganistão. O modelo também se encontra em serviço na Alemanha, Reino Unido, Singapura, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA