Fórmula 1
Frecce Tricolori durante a sua tradicional apresentação antes do GP de Monza Foto: Scuderia Ferrari

Buscando se tornar cada vez mais ecológica e menos poluente, a Fórmula 1 mudou as regras para as apresentações aéreas antes das suas corridas, banindo o uso de aeronaves militares.

Segundo informações do Portal RacingNews365, a Fórmula 1 enviou um e-mail aos promotores responsáveis pela realização das etapas, no qual as exibições apenas com o uso de aviões militares não serão mais permitidas.

Isso significa que os tradicionais circuitos de Monza e Silverstone não contarão mais com as apresentações da Frecce Tricolori (Itália) e dos Red Arrows (Reino Unido).

Continua depois do anúncio
Red Arrows durante a sua apresentação no GP de Silverstone Foto: Jen Ross via Flickr (CC BY 2.0)

Por outro lado, ainda será possível ver apresentações utilizando aviões civis ou de companhias aéreas antes das corridas, mas para isso, será necessário o uso de combustível sustentável (SAF) durante os voos das apresentações.

Apesar de a decisão ter recebido muitas críticas, a decisão da Fórmula 1 em banir o uso de aviões militares durante os seus eventos, é pelo fato da entidade se mostrar preocupada que tais exibições aéreas se tornem uma ferramenta de demonstração de força militar.

Agora, com as novas regras, ainda será possível ver a apresentação de icônicas aeronaves como o 787da Etihad Airways, mas sem a esquadrilha Al Fursan no GP de Abu Dhabi, bem como o lowpass do Boeing 787-9 Dreamliner da Gulf Air no GP do Bahrein, graças ao uso do combustível sustentável de aviação (SAF).

Continua depois do anúncio

Historicamente, o uso de aeronaves de companhias aéreas em eventos esportivos é uma excelente oportunidade de marketing para a empresa, além de mostrar seu produto em algumas ocasiões de transporte das equipes e pilotos, também tem seu nome e marca estampados no nome oficial do evento.

Veja algumas apresentações em temporadas anteriores: 

Continua depois do anúncio

 

 

Com informações: RacingNews365

Continua depois do anúncio