Foto do raro e gigante drone da Ex-URSS que foi usado durante a Guerra Fria é publicada na internet

TU-123 Yastreb- Foto: GFDL/ Sergei Ryabtsev

Foi divulgado uma imagem de um drone supersônico de reconhecimento da ex-URSS. O gigante drone, foi conhecido como TU-123 Yastreb (Falcão). O projeto da aeronave desenvolvido pela Tupolev aconteceu em 1960.

O TU-123 tinha como foco o reconhecimento fotográfico e radiográfico de objetivos a uma distância de mais de 3.500 quilômetros.

Ainda no âmbito da ficha técnica deste projeto não tão conhecido, o Yastreb tinha uma envergadura de 8,41 metros, um comprimento de 27,83 metros e uma altura de 4,78 metros. A velocidade máxima era de 2.700km/h. A autonomia do drone era de até 3.580 quilômetros.

No período da Guerra Fria a espionagem era o que falava mais alto, tanto no lado americano, tanto no soviético houveram projetos de aeronaves espiãs. No lado americano podemos citar o A-12 e o famoso SR-71 Blckbird.

Ao todo foram construídas 52 unidades do TU-123. O drone chegou a ser usado para missões de reconhecimento pela Europa Ocidental. Contudo, em 1979 ele deixou de ser usado para reconhecimento e passou a ser utilizado como alvo aéreo. Um único exemplar deste drone soviético se encontra em um museu em Moscou.

DEIXE UMA RESPOSTA