Foto e Vídeo: Gripen F-39E pousa em Brasília pela primeira vez

FAB 4100 Gripen F-39E pousando em Brasília-DF

Neste sábado, dia 17 de outubro, o primeiro Gripen F-39E brasileiro pousou pela primeira vez na capital federal Brasília. O caça chegou a capital por volta das 14h30 e veio  acompanhado por um F-5FM do 1º GAvCa (1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira).

A vinda do F-39E a Brasília é em virtude a sua apresentação oficial que vai acontecer na ALA-1 na sexta-feira, dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

No vídeo abaixo podemos ver a chegada dos caças que foi liderada pelo F-5FM (biposto), também é possível notar o tamanho do Gripen em relação ao Tiger (F-5). 

O FAB 4100 Gripen F-39E decolou do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde está realizando os vários testes necessários para obter sua certificação.


Durante o dia 21 (quarta-feira) está previsto um voo de ensaio do caça sobre a capital federal.

Gripen F-39E pousando em Brasília-DF

O F-39E da FAB fez sua primeira decolagem no Brasil na tarde do dia 24 de setembro. A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) seguiu para Gavião Peixoto (SP).

As primeiras unidades operacionais do Gripen E/F estão previstas de chegar ao Brasil no final de 2021. Ao todo serão 36 caças Gripen F-39E/F, sendo que 15 serão construídos no país.

A previsão é que em 2026 a entraga dos 36 seja concluída. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO).

 

DEIXE UMA RESPOSTA