Como publicamos na última semana, a Azul estava nos últimos preparativos para iniciar as operações com o primeiro Embraer E195-E1 totalmente convertido para o transporte de cargas.
A aeronave de matrícula PR-AYH já está cumprindo voos cargueiros nesta segunda-feira (07) com a nova configuração do interior. A foto abaixo demonstra como está a organização dos pallets sem os assentos entre as cargas.
Na foto acima também podemos observar que o avião mantém o corredor, visto que a carga é ancorada nos locais de fixação dos assentos. Os acabamentos superiores da cabine ainda estão presentes no avião, e para este tipo de operação acrescentam um peso desnecessário na cabine, contudo, a Embraer ainda não apresentou opções de conversão do E-Jet para carga.
A aérea concluiu a adaptação, em parceria com a LHColus Tecnologia, para retirar todos os assentos da aeronave e adaptar o piso do avião para o transporte dos pallets. O avião ainda não terá porta de carga, como os 737F da empresa, ponto que ainda está em estudo pela Embraer para adaptação do E-Jet.
Anteriormente a diretora da Azul Cargo, Izabel Reis, declarou que a adaptação para o Embraer E195-E1 ser totalmente cargueiro permite um salto de 6 para até 11 toneladas transportadas a bordo.
Um evento será realizado para apresentar o E-Jet, que já opera voos cargueiros, à autoridades governamentais, órgãos reguladores, parceiros comerciais e imprensa na próxima quarta-feira (09/02), no hangar de Manutenção da Azul, em Campinas/SP. O Portal AEROFLAP estará presente no evento e publicará em tempo real todas as informações.
História dos E-Jets cargueiros na Azul
Durante a pandemia, em 2020, a Azul precisou reforçar a sua divisão de transporte aéreo de cargas pela maior demanda deste mercado. Com vários aviões parados, a companhia aérea decidiu adaptar alguns E-Jets para transportar até 6 toneladas de carga.
Ao todo, quatro aviões deste modelo agora estão realizando voos cargueiros, complementando a frota de aviões Boeing 737-400F (2 no total) e ATRs, que a Azul adapta em 50 minutos para carga de acordo com a necessidade.
Na época a ANAC solicitou que alguns assentos continuassem no interior da aeronave para limitar o deslocamento, e que o processo de fixação da carga fosse alterado, pela falta de pontos de fixação de pallets e de toda estrutura necessária.
Os assentos limitam a capacidade do interior desses E-Jets, diminuindo para 6 toneladas a carga máxima transportada a bordo. Em 2021 a Azul divulgou que alguns estudos foram realizados para adaptar totalmente o interior para o transporte de cargas, aumentando em quatro toneladas a capacidade total.
Cada aeronave precisa ser enquadrada na categoria de transporte de cargas pela ANAC, antes de iniciar as operações. Conheça todos os aviões cargueiros da Azul Clicando Aqui.