C-130M Hércules da FAB

Nesta segunda-feira (18) as vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídas pelo país, e a FAB montou uma grande logística com suas aeronaves para o transporte da vacina, que teve ontem (17/01) autorização da ANVISA para o uso emergencial.

Os voos tem como local de partida a cidade de São Paulo e de lá seguem com 44 toneladas de vacinas, inicialmente para o Distrito Federal e outras capitais de 10 estados, como: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

KC-390 sendo carregado- Foto: FAB

Algumas cidades já receberam a vacina contra a Covid-19, dentre elas Goiânia/GO, Florianópolis/SC, Campo Grande/MS, Teresina/PI, Manaus/AM, Fortaleza/CE e Brasília/DF.

O portal Aeroflap cobriu a chegada de um C-130 Hércules (FAB 2477) que trouxe para a capital federal as vacinas. A aeronave decolou de São Paulo por volta de 12h55 e pousou em Brasília às 14h20.

 

Fotos da chegada do C-130 e do descarregamento das vacinas:

 

C-130M Hércules da FAB
Vacinas sendo descarregadas do C-130


C-130M Hércules da FAB

Após o descarregamento o “Gordo” (como também é conhecido o C-130) seguiu para a cidade de Manaus/AM.

Foto: FAB

Como podemos ver na imagem acima diferentes aeronaves estão na Operação Covid-19, entre elas o KC-390 que já passou por Goiânia.

Desembarque das vacinas em Fortaleza. Foto: FAB/Divulgação.

Um KC-390 transportou as vacinas de Guarulhos para Goiânia, Teresina e Fortaleza, um C-105 Amazonas transportou vacinas para Florianópolis e Campo Grande. 

A cidade de Goiânia também recebeu nesta segunda feira 12 pacientes positivos para Covid-19. A FAB transportou de Manaus os pacientes mais equipe médica.

Demais operações logísticas e transporte de pacientes: 

 

Imagem: Tenente Dantoniele – Força Aérea Brasileira/Divulgação.

A FAB está engajada para transportar cerca de 235 pacientes de Manaus para outras capitais.

Foto: FAB

Em continuidade às missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde de Manaus (AM). A Força Aérea Brasileira está realizando voo com diversos equipamentos hospitalares para ajudar a demanda na capital amazonense.

Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação.

Diversos voos ligando com destino a Manaus levando insumos hospitalares estão saindo de Brasília, São Paulo, Recife, Belém e Rio de Janeiro. Entre os dias 08 e 17 de janeiro, a FAB transportou 168 toneladas carga e realizou 314 horas de voo. No último domingo foram transportados pacientes e cilindros de oxigênio líquido e gasoso, totalizando 27,5 toneladas de carga.

A partir de agora a Ala 1 será o hub de distribuição de oxigênio líquido, agilizando as operações de transporte desse material, transportado nos C-130 e KC-390. No âmbito da operação COVID-19, estão participando os esquadrões Gordo (C-130), Zeus (KC-390), Condor (C-99), Cobra, (C-97), Onça e Arara (C-105).

Produção: André Magalhães e Gabriel Centeno

Fotos: Aeroflap/ FAB

DEIXE UMA RESPOSTA