Caças SAAB Gripen E- Foto/Divulgação: SAAB

A SAAB divulgou incríveis imagens de dois Gripens E voando em Ala, sendo um deles o Gripen brasileiro. As fotos foram feitas antes do envio do caça brasileiro ao Brasil, que atualmente está em um navio a caminho de nosso país, para que seja feita uma campanha de testes no futuro caça da FAB.

Além de resultar nas bela fotos, esse voo fortalece a cooperação entre cooperação entre as duas nações que estão amplamente envolvida no projeto do Gripen E/F.

“Quero garantir que estaremos na mesma situação em 10, 15 anos. Quero que meus sucessores possam dizer com a mesma confiança que são taticamente superiores em qualquer situação e época. Seremos assim com o Gripen E, mas não podemos fazer isso sozinhos. É aí que entra a colaboração. Queríamos um parceiro e temos isso no Brasil. Essas belas fotos mostram exatamente isso”, disse Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca.

Caças SAAB Gripen E- Foto/Divulgação: SAAB

Os trabalhos em relação aos Gripens estão a todo o vapor. De acordo com informações da SAAB, cerca de 1.200 profissionais estão envolvidos nos trabalhos de montagem estrutural, instalação e montagem final.

No lado brasileiro cerca de 400 funcionários estão empenhados na projeção do Gripen F (biposto), os trabalhos se concentram no centro GDDN, em Gavião Peixoto e na SAM em São Bernado do Campo, sendo que inclusive na unidade SAM já foram iniciado os trabalhos.

“O Brasil é o parceiro perfeito. Não só isso eles têm o conhecimento operacional e uma indústria de aviação experiente. Eles também fazem parte do desenvolvimento do Gripen. Eles são um parceiro que, assim como nós, tem visão e comprometimento de longo prazo. E, assim como nós, eles querem desenvolver sua capacidade pelos próximos 20 anos ou mais. Estou muito otimista quanto ao futuro”, conclui Carl-Johan Edström.

Caças SAAB Gripen E- Foto/Divulgação: SAAB

O caça que está vindo por via marítima, deve chegar ao Brasil no dia 21 deste mês e vai cumprir testes em Gavião Peixoto-SP. Além disso, há uma previsão de fazer uma apresentação em Brasília no dia 23 de outubro, Dia do Avaidor.


Ao todo serão 36 caças Gripen para FAB, que começam a ser entregues em 2021. Os caças Gripen F-39 ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA