Airbus e Fraunhofer EMI assinaram contrato para uma missão de demonstração em órbita na plataforma Bartolomeo da Estação Espacial Internacional (ISS). Com esta missão, a Fraunhofer EMI permite que seu spin-off ConstellR demonstre a tecnologia de medição de núcleo necessária para o monitoramento altamente preciso da temperatura da superfície terrestre (LST) em escala global.

A carga útil ConstellR é uma carga útil de imagem multiespectral inovadora que compreende um detector infravermelho térmico e hardware de processamento de dados avançado. Ele utilizará um slot 3U (ou seja, aproximadamente 3000 cm³) no ArgUS Multi-Payload Carrier, uma placa projetada para acomodar várias cargas menores em um local de carga útil Bartolomeo.

ConstellR visa construir uma constelação de microssatélites cooperativo que irá fornecer informações sobre a temperatura precisa da superfície do nosso planeta em escala global, em alta resolução espacial, diariamente ou mesmo sub-diariamente. Esses dados estão cada vez mais em demanda para o monitoramento e modelagem de aspectos ambientais e relacionados ao clima, por exemplo, evapotranspiração, estresse hídrico e previsões de produtividade das culturas.

“Obviamente, a confiabilidade e o desempenho de nossa câmera são a chave para o sucesso de nossa missão de enfrentar os principais desafios da sociedade”, disse o Dr. Max Gulde, CEO da ConstellR. “Estamos ansiosos para que nossa tecnologia seja verificada o mais rápido possível e identificamos o Serviço Bartolomeo não apenas como uma opção muito rápida, mas também como a maneira mais flexível e econômica de fazer isso. Com Bartolomeo, o Espaço nunca esteve tão perto de nós.”

“Estamos muito satisfeitos em ver um interesse crescente em nosso Serviço Bartolomeo também para cargas úteis menores como este”, disse Andreas Hammer, Chefe de Exploração Espacial da Airbus. “Com uma base de clientes que é uma mistura saudável entre participantes tradicionais do Espaço e novos participantes como o ConstellR, estamos dando um bom passo em direção ao nosso objetivo de tornar a missão do Espaço o mais fácil possível – para todos os nossos clientes Bartolomeo.”

A câmera será lançada como parte da primeira surtida ArgUS. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Energia, que está promovendo a transferência de tecnologia para start-ups emergentes, como ConstellR.

A plataforma Bartolomeo da Airbus oferece recursos externos de hospedagem de carga útil do lado de fora da ISS, proporcionando oportunidades exclusivas para demonstração em órbita e missões de verificação. Foi anexado ao Módulo ISS Columbus no início deste ano e é operado em uma parceria entre a Airbus, a ESA, a NASA e o Laboratório Nacional da ISS. Bartolomeo é um investimento da Airbus na infraestrutura da ISS, permitindo hospedar até doze cargas úteis externas no ambiente do Espaço.


Bartolomeo é adequado para muitos tipos de missões, incluindo observação da Terra, pesquisa ambiental e climática, robótica, ciências materiais e astrofísica. Ele fornece os procurados recursos de hospedagem de carga útil para que clientes e pesquisadores testem tecnologias espaciais, verifiquem uma nova abordagem de negócios espaciais, conduzam experimentos científicos em microgravidade ou participem de empreendimentos de fabricação no espaço.

Oportunidades de lançamento estão disponíveis em todas as missões de serviço para a ISS, que ocorrem a cada três meses. A acomodação de carga útil permite slots para uma ampla faixa de massa de carga útil, de 5 a 450 kg. Como uma evolução da plataforma, a Airbus fornecerá capacidade de downlink de dados ópticos de um a dois terabytes por dia.

As cargas úteis podem estar preparadas e prontas para operar dentro de um ano e meio após a assinatura do contrato. Tamanhos de carga útil, interfaces, preparação antes do lançamento e processos de integração são amplamente padronizados. Isso reduz os prazos de entrega e gera economias de custos significativas em comparação com a missão tradicional.

A Airbus oferece esse acesso fácil ao espaço como um serviço de missão tudo-em-um. Isso inclui suporte técnico na preparação da missão de carga útil; lançamento e instalação; operações e transferência de dados; e um retorno opcional à Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA