Será instalada nesta quarta-feira (24/04), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

Sob a coordenação do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), o grupo – que conta com o apoio de 202 parlamentares – também quer servir de ponte entre o Congresso e entidades ligadas ao setor de tecnologia aeroespacial.

A solenidade de lançamento da frente ocorrerá no Salão Nobre, às 15 horas.

 

Acordo com os Estados Unidos

Nas últimas semanas a Câmara dos Deputados o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes, foi convidado para explicar aos parlamentares o acordo de aluguel de parte da base de Alcântara para os Estados Unidos.

Construída no início dos anos 80, a Base de Alcântara tem localização estratégica, perto do Equador, o que permite uma economia de até 30% de combustível num voo espacial, o que permite maior payload (carga a bordo) ou uma decolagem com uma menor quantidade de combustível.

Segundo o astronauta Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia, o uso comercial de Alcântara pode render mais de US$ 3,5 bilhões por ano, aumentando a renda para a pesquisa espacial brasileira e para a região do centro espacial.

 

Com apoio de Agência Câmara Notícias.