Grupamento Aéreo Pará
Foto: DIvulgação

Nos últimos dois anos, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) adquiriu mais cinco novas aeronaves, por meio da Justiça, fruto de apreensões de operações policiais.

As aeronaves serão utilizadas para auxiliar nas ações policiais, atendimento à saúde pública, e ainda, no transporte das vacinas em combate à Covid-19 para o interior do Estado.  

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca a aquisição das aeronaves adquiridas, sem custo, pelo Estado em razão da parceria com a Justiça Estadual para somar e reforçar a frota do Grupamento Aéreo de Segurança.

“Nos últimos dois anos, a Segurança Pública do Estado adquiriu cinco aeronaves a custo zero para os cofres do Estado. Todas as aeronaves são fruto da parceria com a Justiça que encaminhou para o nosso Grupamento aeronaves apreendidas em operações e investigações policiais, em especial, relacionadas ao tráfico de drogas, servindo assim, para o aumento da nossa frota e com isso reforçar nossa atuação nas operações aéreas executadas pela segurança pública”, ressaltou o secretário.

 

Frota

 Hoje o Graesp possui o total de 14 aeronaves, dentre elas, seis helicópteros e oito aviões. Destes, cinco foram adquiridos nos últimos dois anos, sendo eles; dois Barons, um Pilatus, um 206 e um Caravan, este último, foi repassado ao Estado no última dia 11 de novembro, após apreensão da polícia.

Para Ualame Machado essas aquisições são importantes para fortalecer a atuação do Graesp, em especial nas bases do Interior, possibilitando uma maior cobertura nas operações realizadas pela segurança, bem como, para as demais instituições do Estado.

Foto: Divulgação

“Com uma frota mais ampla ganhamos mais eficácia nas ações que o Graesp desenvolve, em especial, na interiorização do Grupamento nos interiores onde temos base, sendo Santarém e Marabá, possibilitando uma maior força nas atuações desenvolvida pelas operações policiais em combate à criminalidade, ou ainda, em ações de saúde pública, no transporte de pacientes que precisam de atendimento hospitalar, porém moram em localidades de difícil acesso, onde somente por meio aéreo, é possível chegar com celeridade. Assim como nas ações de transporte das vacinas em combate à Covid-19″, destacou Ualame. 

No último dia 11 de novembro, à Justiça Estadual realizou o repasse de uma aeronave Caravan apreendida durante a operação policial “Narcos Gold”, realizada pela Polícia Federal, no Oeste do Estado. O avião apreendido está na base do Graesp, localizada em Santarém e será utilizada no reforço das ações executadas na região.

Foto: Divulgação

 

 

Via: Secretária de Segurança Pública do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA