Galeão

Durante o mês de dezembro, os aeroportos do Galeão (RJ) e Viracopos (SP) decidiram pela reabertura de novos portões de embarque que antes estavam fechados por conta da baixa demanda em decorrência da pandemia do coronavírus. 

Isso ocorre por conta do avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no mundo, pois muitas barreiras sanitárias estão sendo retiradas. Com isso, as companhias aéreas estão retomando rotas antes operadas na pré-pandemia, representando um aumento expressivo no fluxo doméstico e internacional de passageiros. 

Confira as mudanças nos terminais:

 

Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão)

 

Foto: RIOgaleão

Com a retomada da malha aérea internacional, o aeroporto do Galeão reabriu, no último dia 8 de dezembro, o Píer Sul, uma ampliação do terminal inaugurada em 2016 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Fechada desde abril de 2020 devido à pandemia, a área conta com mais de 10 mil m² que inclui 26 pontes de embarque destinadas para a chegada e partida de voos internacionais.

A proposta é promover uma melhor experiência para os passageiros durante a alta temporada, quando o fluxo de passageiros é maior. Para o mês de dezembro, o Aeroporto Internacional do Galeão prevê uma movimentação de mais de 506 mil passageiros domésticos, e 128 mil estrangeiros.

Já operam no Galeão os voos da KLM, Air France e TAP, conectando o Rio de Janeiro diretamente a destinos europeus. Em novembro, a American Airlines ampliou sua operação para Miami, de três frequências semanais para voos diários e, no dia 17, adiciona a rota sazonal Rio-Nova Iorque. Já a United Airlines retomou sua operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim para a cidade de Houston com três operações semanais, assim como a British Airways, com quatro voos semanais ligando Rio e Londres; e a empresa alemã Lufthansa, com três frequências semanais para Frankfurt.

 

Aeroporto Internacional de Viracopos

Viracopos
Foto: Viracopos

Com a elevação de demanda em 2021 e perspectiva de continuidade de crescimento de passageiros em 2022, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vai intensificar a ampliação de diversas áreas no Terminal de Passageiros, incluindo a reabertura do piso 2 de desembarque a partir do dia 17/12 e a ampliação da praça de alimentação com novos restaurantes e mesas no primeiro semestre de 2022.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, também planeja colocar em operação quatro pontes de embarque e desembarque adicionais no primeiro semestre de 2022 por causa da expectativa de aumento de fluxo de passageiros. Todas as pontes que serão abertas ficam no chamado Píer B.

Destas quatro pontes, duas serão destinadas aos voos domésticos e as outras duas serão híbridas, ou seja, podem ser usadas eventualmente em voos domésticos ou internacionais. São elas: B11, B12, B13 e B14.

Pontes de embarque que “dão vista” para o Píer C estão embarcando e desembarcando passageiros pela primeira vez.

Durante o ano de 2021, a concessionária já havia colocado em operação outras cinco pontes de embarque doméstico no Píer B, sendo elas: B2, B4, B6, B8 e B10. Estas pontes de embarque já estavam com a infraestrutura pronta, mas passaram por obras de acabamento e as escadas rolantes e os elevadores foram colocados em operação.

Também será aberto até o final de 2021, um segundo acesso de passageiros ao Píer B pelo hall de lojas.

As ampliações no terminal se somam à inauguração da Sala VIP na área de embarque e desembarque de voos domésticos realizada no dia 2 de dezembro. O local funciona diariamente das 6h às 22h para atender aos passageiros em voos nacionais ou em conexão.  

 

Praça de alimentação

Já a ampliação da praça de alimentação deve ofertar pelos menos mais cinco restaurantes e vem acompanhada da instalação de um conjunto de mesas e de cadeiras no piso 2 do aeroporto (desembarque), que passará a ter conexão direta com o piso 1 (embarque) devido à instalação de duas novas escadas rolantes no início de 2022.

Além disso, em 2021, Viracopos abriu 12 novos estabelecimentos comerciais e planeja expandir ainda mais a área comercial em 2022 nas proximidades das quatro pontes de embarque e desembarque que serão abertas no próximo semestre de 2022.

O aeroporto também concluiu o paisagismo da área localizada ao lado do Terminal de Passageiros e visa utilizar essa mesma área externa para possível desenvolvimento comercial e de entretenimento.

Com informações: Riogaleão e Aeroportos Brasil Viracopos

DEIXE UMA RESPOSTA