GE Aviation entrega o primeiro motor F414 à Coréia do Sul para o programa KF-X

Mock Up do caça coreano KF-X- Foto: Via internet

A GE Aviation entregou o primeiro motor F414-GE-400K em maio à Korea Aerospace Industries Ltd (KAI) para o caça indígena da próxima geração da Coréia do Sul, conhecido como KF-X. Desenvolvido para a Força Aérea da República da Coréia (ROKAF), o KF-X, equipado com F414, proporcionará uma capacidade de missão significativamente maior, raio de combate estendido e vida útil mais longa em comparação com as aeronaves atuais.

“A GE está entusiasmada por atingir esse marco importante no programa KF-X”, disse Al DiLibero, gerente geral do departamento de motores de combate e treinamento médios da GE. “Nosso sucesso até agora neste programa reflete o forte relacionamento entre a ROKAF, nossos parceiros da indústria sul-coreana e a GE Aviation, e a longa e bem-sucedida história de nossos motores que acionam as aeronaves ROKAF”. 

Foto: Via Internet

A Korea Aerospace Industries Ltd (KAI) da Coréia do Sul selecionou a GE Aviation em maio de 2016 para fornecer motores F414-GE-400K para o caça KF-X. A aeronave multifuncional KF-X, um projeto de US $ 7,4 bilhões, está sendo projetada e construída pela KAI. A aeronave KF-X substituirá a frota coreana de F-4D / E Phantom II e F-5E / F Tiger II. O programa de desenvolvimento está programado para ser concluído em 2026, que inclui a produção de 15 motores de teste de vôo F414 e seis protótipos até 2021. Os testes de vôo ocorrerão em 2023. As aeronaves de 120 KF-X estão programadas para produção que serve as forças armadas da Coréia do Sul . A GE Aviation fornecerá 240 motores de produção F414 mais peças de reposição.

A GE fez parceria com a Coréia do Sul muitas vezes para alimentar aeronaves em seu inventário. Atualmente, os motores F404 da GE equipam o T-50 Golden Eagle da Coréia do Sul, um treinador supersônico de alto desempenho desenvolvido com a KAI para o ROKAF com a KAI. Os motores do turbo-eixo T700 da GE alimentam o helicóptero utilitário coreano Surion. Além disso, os motores F110 da GE alimentam as aeronaves F-15K da ROKAF.  

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O motor F414 da GE entrou em serviço em 1998 e voou mais de 4,6 milhões de horas de vôo com mais de 1.750 motores entregues. Além do KF-X, o F414 alimenta o F / A-18E / F Super Hornet da Boeing e o EA-18G Growler, o JAS 39E / F Gripen da Saab, o Tipas Mark 2 da Índia, o Tejas Mark 2 da Índia e o Transporte Quiet Supersônico X-59 da Lockheed Martin e da NASA .   

Fonte: GE Aviation
 

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