A GE Aviation deu início a mais uma fase de testes em voo do GE9X, o mais novo turbofan da marca e também o maior do mundo, agora a fabricante vai usar o Boeing 747-400 de testes para colocar o motor em condição de alta temperatura e altitude.

Os voos de testes nestas condições estão sendo realizados desde 10 de dezembro, e servem para apurar possíveis problemas e calibragem extra que o motor vai precisar antes de equipar um Boeing 777X.

A GE afirma que mais da metade do cronograma de certificação do GE9X foi concluído, e que até meados de 2019 a FAA (Federal Aviation Administration) deve emitir o certificado do motor.

A fabricante ainda precisa fazer testes mais severos, como a ingestão de aves e granizo em voo e resistência operacional (sobrecarregando o motor de ciclos).

O vídeo abaixo mostra um pouco do som do novo GE9X:

 
 
 
 
 
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Esse motor instalado é o quarto fabricado pela GE, os outros três estão sendo usados em testes no solo, boa parte deles autodestrutivos, onde a fabricante coloca seu produto no limite. O primeiro protótipo está sendo usado para testes em condição de gelo, em Winnipeg, Canadá. Já o segundo protótipo está demonstrando as condições de desempenho, para a certificação da FAA em 2018, incluindo os limites operacionais do motor.

Foto – GE Aviation

Esse motor se destaca por ser o maior turbofan do mundo até hoje criado, apesar da sua potência ser menor quando comparada com o irmão GE90-115, a menor potência é suficiente para mover o novíssimo 777X, que a Boeing estreará em 2019, visto que essa aeronave conta com vários pontos para diminuir o peso da mesma.

O GE9X é capaz de oferecer um empuxo de 105.000 lbs, esse valor é um pouco abaixo quando comparado com o GE90-115B, que dispõe de 115.000 lbs de empuxo. Porém o novo motor da GE pode ser até 15% mais eficiente quando comparado ao irmão mais velho. 

Entre as características de destaque do novo motor está o fan frontal, feito com uma nova geração de materiais compostos, uma nova câmara de combustão TAPS III, melhor do que a usada nos motores GEnx, e materiais CMC na turbina e na área de combustão.

A GE tem 700 encomendas para os motores GE9X, sem contar as unidades sobressalentes para manutenção.

 

O GE9X no Boeing 747-400

Foto – GE Aviation

A diferença de tamanho entre os motores é nítida, o novíssimo GE9X foi montado onde antes era o motor nº2, na asa esquerda da aeronave, tomando como referência o comandante em seu assento. A diferença, como citada, é com base no motor que equipa o Boeing 747-400, um GE CF6 de 63300 lbf de empuxo que fica pequeno, perto do turbofan que usa tecnologia Ultrafan para gerar 105 mil lbf.

São 134 polegadas de diâmetro do fan frontal, com a carenagem isso resulta em um motor com 174 polegadas, aproximadamente 4,42 metros. O motor é tão grande que a Boeing precisou modificar a forma como ele é fixado na asa do 777.

O pylon utilizado tem 5,79 metros de comprimento, ele usa a mesma filosofia que será incorporada no 777X, com a parte frontal acima da linha de fixação.

Para instalar esse motor a GE precisou fazer modificações na asa do 747, que recebeu reforços para suportar a maior vibração e peso do novo propulsor. Tais procedimentos são para garantir que tudo funcionará perfeitamente durante o período de testes.