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GE começa a entregar motores GE9X e primeiro voo do 777X pode ser antecipado

A General Electric divulgou que entregou um par de motores GE9X para a Boeing, já com a correção de componentes para aumentar a durabilidade da unidade propulsora.

A entrega foi realizada antecipadamente, e os motores já foram encaminhados para equipar o primeiro protótipo, que até então estava realizando testes de sistemas da aeronave em solo.

A Boeing deve retomar em breve os testes em solo com o primeiro protótipo, para checar instrumentos e analisar dados, antes de decidir pelo primeiro voo que pode ocorrer em janeiro.

Como dito acima, a Boeing atrasou novamente o primeiro voo do 777-9X, para o início de 2020, mas continua com a perspectiva de certificar sua nova aeronave no próximo ano, com entregas em 2021.

Foto – Boeing

O transporte desses motores será realizado pela empresa russa Volga-Dnepr Airlines, com uma aeronave An-124, que vai transferir os motores de Ohio, em uma linha da GE, para Everett. O An-124 é um dos poucos aviões habilitados para transportar esse motor.

O motor é enorme, pesando 16.300 kg (36.000 lb) e com 3,4 metros de diâmetro, não é um objeto fácil de substituir. De fato, é tão grande que a fuselagem do Boeing 737 realmente se encaixa dentro do motor. A Boeing e a GE tiveram que contratar um Antonov AN-124 para levar os motores de volta às instalações da GE Ohio. Por se tratar de uma aeronave russa operando no espaço aéreo dos EUA, foi necessária permissão especial do departamento de defesa dos EUA.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 777, 777X, Boeing, GE, GE9X